Se és daqueles que não consegue começar o dia sem uma chávena de café, talvez não seja apenas hábito ou vício pode haver mesmo ciência por trás dessa sensação de energia e bom humor que sentes logo após o primeiro gole. Um novo estudo das universidades de Bielefeld (Alemanha) e Warwick (Reino Unido), publicado na revista Scientific Reports, acompanhou o comportamento diário e o estado de espírito de 236 jovens adultos ao longo de quatro semanas. E os resultados são claros: beber café ou outra bebida com cafeína pela manhã está diretamente associado a um aumento no bem-estar, energia e felicidade, muito mais do que em qualquer outro momento do dia.
Café = mais energia e menos irritação (sobretudo de manhã)
Os participantes do estudo relataram sentir-se mais felizes e cheios de energia nas manhãs em que consumiram café, em comparação com aquelas em que não o fizeram. Curiosamente, o efeito positivo foi muito mais intenso de manhã do que à tarde.
Além disso, também foi observada uma redução de sentimentos negativos, como tristeza ou irritabilidade, embora este efeito tenha sido mais fraco e não tenha variado tanto ao longo do dia.
Ou seja, o café não só dá um empurrão extra na disposição, como pode ajudar a aliviar aquele mau humor típico de quem acorda maldisposto.
Funciona em quase toda a gente
Uma das descobertas mais interessantes foi que o café atua de forma bastante consistente, independentemente do perfil da pessoa. Não houve grandes diferenças entre indivíduos com maior ou menor consumo de cafeína, nem entre aqueles que apresentavam sintomas de ansiedade, depressão ou problemas de sono.
Segundo o investigador Justin Hachenberger, isto pode dever-se ao facto de quem tem reações negativas à cafeína simplesmente evitar consumi-la, ficando assim fora da amostra.
O que acontece no cérebro quando bebes café
A explicação científica está no efeito da cafeína sobre os receptores de adenosina. Durante a noite, a adenosina acumula-se no cérebro e contribui para a sensação de cansaço. A cafeína bloqueia esses receptores, promovendo o estado de vigília e aumentando a atividade da dopamina em regiões-chave do cérebro daí a sensação de energia e bom humor.
No entanto, os investigadores alertam que parte desta sensação pode estar ligada também ao alívio dos sintomas de abstinência, que surgem após algumas horas sem cafeína (como acontece durante o sono). A primeira chávena da manhã, portanto, pode funcionar como “cura” desse mini-estado de abstinência.
Um hábito global (e até animal!)
Cerca de 80% dos adultos no mundo consomem cafeína diariamente, seja em café, chá ou refrigerantes. O mais curioso? Até abelhas e outros insetos preferem néctar com cafeína, o que mostra que este estimulante natural tem efeitos universais.
Ainda assim, os especialistas deixam um aviso: o consumo excessivo pode causar dependência, problemas de sono e outros riscos para a saúde. Por isso, a regra é clara. Aproveitar os benefícios sem exagerar.
A ciência confirma o que milhões de pessoas já sentiam na pele. Assim o café da manhã não é só um ritual cultural, mas também uma injeção real de energia e bom humor. Da próxima vez que pegares na tua chávena, lembra-te não estás apenas a acordar o corpo, estás também a dar um boost ao teu cérebro.