Cabos de bateria: um pequeno erro pode custar-lhe caro!

É bastante comum os condutores darem por si com o carro parado devido a uma bateria descarregada. Enquanto alguns preferem chamar a assistência em viagem (como o ACP), outros optam por resolver o problema por conta própria, usando cabos de bateria para dar o famoso “encosto”.

Se decidires avançar por esta via, há algo essencial que deve ter em conta. Ligar os cabos corretamente é fundamental. Um simples erro pode provocar um curto-circuito, causar danos graves na bateria ou no sistema elétrico do carro e até colocar em risco a sua segurança e a de quem estiver por perto.

Os cabos de bateria são feitos para transferir energia de um veículo com bateria carregada para outro com bateria descarregada. Se ligar mal — por exemplo, ligando o cabo positivo ao polo negativo —, podes inutilizar a bateria e estragar os próprios cabos. Além disso, um pico de corrente pode queimar fusíveis ou danificar componentes eletrónicos do carro. Há também o risco de faíscas, que podem incendiar o hidrogénio libertado por algumas baterias.

Baterias dos automóveis universais, mudar a bateria do automóvel, Quer mudar menos vezes a bateria do seu automóvel? Faça isto!, bateria do automóvel durar mais, salvar a bateria do carro

Como usar corretamente os cabos de bateria

Tendo em conta os riscos de danificar o carro ou de sofrer ferimentos, é fundamental saber ligar e desligar os cabos da forma correta. Aqui fica um guia rápido:

Aproxima os veículos o suficiente para que os cabos alcancem ambas as baterias.

Com os capôs levantados e os veículos desligados, localize os polos das baterias (positivo [+] e negativo [–]).

Pegue no cabo vermelho (positivo) e ligue-o ao polo positivo da bateria descarregada.

Liga a outra ponta do cabo vermelho ao polo positivo da bateria carregada.

Agora, pegue no cabo preto (negativo) e ligue-o ao polo negativo da bateria carregada.

A outra ponta do cabo preto deve ligra-se a uma parte metálica não pintada do carro com a bateria descarregada — idealmente longe da bateria, para evitar faíscas.

Liga o carro com a bateria carregada e deixa-o a trabalhar entre 5 a 10 minutos.

Tenta agora ligar o carro com a bateria descarregada. Se tudo correr bem, ele deve arrancar.

Caso o motor pegue deve manter os carros ligados e os cabos conectados durante 20 a 30 minutos para permitir que a bateria carregue minimamente. Se não resultar, é provável que a bateria esteja completamente danificada e precise de se substituir ou carregar com um carregador próprio.

Para desligar os cabos, comece sempre pelo cabo preto (negativo) em ambos os veículos e, só depois, remove o vermelho (positivo).

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais lidas

 
Share to...