Muito cuidado para não ser vítimas destas burlas na Uber!

Hoje em dia muitas pessoas dependem da Uber para se deslocarem. É aliás devido à popularidade desta plataforma, que muitos gostam de inventar esquemas para ganharem mais dinheiro. De facto, muitas das invenções incluem taxas de limpeza falsas, tempos de viagem inflacionados e muito mais. No entanto pode evitar tornar-se vítima destas burlas que envolvem a Uber.

Muito cuidado para não ser vítimas destas burlas na Uber!

Podem ocorrer várias burlas quando viaja com a Uber, desde durações de viagem mais longas a métodos de pagamento incorrectos.

O seu motorista Uber engana-o com taxas de limpeza falsas

Normalmente, não paga uma taxa de limpeza quando viaja com a Uber, a menos que faça algo óbvio, como deixar cair comida gordurosa num banco. No entanto, em situações raras, alguns motoristas da Uber mal intencionados podem enganá-lo com uma taxa de limpeza falsa.

tvde, uber

Os motoristas não terminam a viagem depois de o deixarem em casa

É suposto os motoristas da Uber terminarem a viagem depois de o deixarem, mas alguns utilizadores já passaram por situações em que isso não aconteceu. Como resultado, a viagem custou muito mais do que deveria.

- Advertisement -

Por vezes, obter um reembolso pode ser muito difícil quando ocorre este tipo de fraude. Por isso, é muito melhor evitar o problema por completo.

Para maximizar a sua experiência de viajar com a Uber, também pode estar interessado em verificar as diferentes opções de viagem da Uber. Desta forma, pode chegar ao seu destino com todo o conforto.

O seu motorista engana-o ao aumentar desnecessariamente a duração da viagem

Esse tipo de golpe da Uber está intimamente ligado ao que mencionamos anteriormente, mas a principal diferença é que o motorista deliberadamente faz uma rota mais longa. Em vez de seguir o caminho mais eficiente, o condutor pode, por exemplo, levá-lo a contornar uma cidade através de várias ruas secundárias desnecessárias.

Se precisar de alterar o seu percurso, o condutor da Uber deve consultá-lo primeiro. O mesmo se aplica a qualquer viagem de táxi que apanhe (esta fraude pode afetar qualquer fornecedor de transportes do tipo táxi).

O seu motorista Uber pede-lhe para pagar em dinheiro 

Uma fraude a que deve estar atento é o facto de o seu motorista lhe pedir para pagar em dinheiro. Mesmo que já tenha escolhido um método diferente na aplicação.

contas bancárias

Não é obrigado a pagar em dinheiro, a menos que escolha esse método de pagamento. Da mesma forma, o seu motorista não deve tentar utilizar tácticas como a agressividade para o obrigar a pagar.

Um motorista Uber diferente vai buscá-lo

Quando reserva uma viagem Uber, a pessoa que vê na aplicação deve ir buscá-lo. Mas, em alguns casos, os utilizadores têm tido problemas quando o carro que chega é conduzido por uma pessoa diferente.

Nestas circunstâncias, deve recusar-se a entrar no carro. Trata-se ou não de uma potencial burla e pode também colocá-lo em perigo desnecessário. Deve verificar o seu motorista com antecedência para se manter seguro e pode utilizar outros métodos para melhorar a sua segurança ao viajar com a Uber.

Como evitar fraudes ao viajar com a Uber

Agora que já conhece algumas das burlas mais comuns nas viagens com a Uber, vamos analisar as medidas que pode tomar para as evitar.

Verifique as avaliações do motorista antes de confirmar a reserva

Quando reserva uma viagem com a Uber, pode confirmar se se sente confortável ao escolher um condutor verificando as suas avaliações. É um processo simples.

Uber

Procure a classificação por estrelas ou a fotografia de perfil do condutor e toque nela.
Verifique as avaliações e certifique-se de que está satisfeito com o motorista escolhido.

Se estiver satisfeito com o seu motorista, não precisa de fazer mais nada. Se não estiver, pode cancelar a viagem.

Utilize a funcionalidade de verificação de viagens da Uber

A Uber tem uma ferramenta que lhe permite verificar a sua viagem para garantir que é o motorista certo que o vai buscar. Depois de a ativar, pode introduzir um código PIN para confirmar que está a entrar no carro certo.

Escolha o método de pagamento correto

Para garantir que só paga o que é suposto pagar, tem de escolher o método de pagamento correto quando viajar com a Uber. Sempre que puder utilize o cartão de crédito uma vez que depois é mais fácil reaver o seu dinheiro.

Comunique as burlas o mais rapidamente possível

Seguir estas dicas deverá reduzir drasticamente o perigo de ser vítima de burlas quando viaja com a Uber. Mas, nalguns casos, ainda pode ter a infelicidade de encontrar o motorista errado.

Se for vítima de uma burla, deve denunciá-la o mais rapidamente possível. Ao fazê-lo, estará a proteger os outros utilizadores e a garantir que a Uber pode fazer algo em relação ao condutor infrator.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.