Afinal, para que servem os buracos quadrados no cabo USB?

O USB mudou o jogo quando apareceu no distante ano de 1996, fruto de uma parceria entre a Intel, Microsoft, IBM e até com a velha e desaparecida Compaq. Antes disso, ligar uma impressora, teclado ou disco externo era um pesadelo de cabos e portas proprietárias. Algo que hoje em dia não acontece.

O USB veio simplificar tudo, ao criar um padrão universal, que por sua vez abriu caminho para a era do “ligar e usar”.

Afinal, para que servem os buracos quadrados no cabo USB?

o adaptador usb para ethernet é mesmo eficaz?

Desde então, como deve saber, o USB já passou por várias versões, do USB 1.0 ao USB 4, sempre a melhorar velocidades e capacidade de carregamento. Aliás, hoje em dia, o USB-C está a tomar conta do mercado graças ao tamanho compacto, design reversível e compatibilidade com tudo, de smartphones a portáteis.

Mas mesmo no clássico USB Type-A (o retangular que todos conhecemos), há um detalhe que a maioria nunca repara. Os dois pequenos buracos quadrados na ficha. Que claro está, não estão ali por acaso.

Servem para encaixar nos clips de retenção dentro da porta USB, garantindo que a ligação fica firme e não se solta com o mínimo movimento.

Se quiseres testar, insere um cabo USB devagar e vais sentir (ou ouvir) o pequeno “clique” desses clips a prenderem o conector. É graças a este mecanismo simples que o teu USB não anda a desligar-se sozinho sempre que mexes no computador. Sem isto, cada vez que ligasses uma pen ou um periférico terias de manter o portátil imóvel para não perder a ligação.

Claro que, no USB-C existe algo muito similar, porém agora dentro do próprio conector.

Um pormenor minúsculo, mas que é parte da engenharia inteligente que transformou o USB no padrão mundial que conhecemos hoje.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING