AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Buraco na estrada com água, risco para condutores, sinalização de buracos em Portugal.

Buracos de Portugal: o novo mapa interativo que te pode salvar na estrada

Bruno Fonseca por Bruno Fonseca
16 de Fevereiro, 2026
em Auto
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Já alguma vez sentiste o impacto seco de um buraco na estrada e temeste imediatamente pela saúde dos pneus ou da suspensão do teu carro? Infelizmente, esta é uma realidade comum para quem circula pelas vias portuguesas. Contudo, agora tens uma nova ferramenta aliada para enfrentar este problema. Durante este último fim de semana, nasceu o projeto buracosdeportugal.pt que podes consultar aqui, um mapa interativo criado de forma independente que pretende mapear o estado real do nosso asfalto. Uma coisa é certa o Buracos de Portugal pode salvar-te na estrada.

Buracos de Portugal: como funciona esta plataforma colaborativa

Para começares a utilizar este site, não precisas de processos complexos, uma vez que a interface foi desenhada para ser intuitiva e rápida. Desta forma, podes consultar um mapa de Portugal repleto de marcadores coloridos que indicam onde outros condutores já encontraram perigos. Além disso, a plataforma permite que qualquer utilizador adicione um novo alerta em poucos segundos.

No momento em que decides reportar um problema, podes definir a localização exata através de coordenadas GPS ou introduzir uma morada específica. Adicionalmente, o sistema permite-te classificar a severidade do buraco entre três níveis: leve, moderado ou grave. Para tornar o aviso ainda mais fidedigno, tens também a opção de carregar uma fotografia e escrever uma breve descrição sobre o perigo que encontraste.

Do civismo à cooperação com as autoridades

Embora o projeto tenha surgido como um desafio pessoal desenvolvido por diversão, a verdade é que o seu potencial vai muito além de um simples passatempo de fim de semana. Portanto, o grande objetivo passa por criar uma rede de avisos que ajude a comunidade a evitar danos nos veículos e a prevenir possíveis acidentes.

Por outro lado, existe uma visão de futuro bastante clara para esta ferramenta. No futuro, os dados acumulados podem ser extremamente valiosos para as entidades oficiais. Consequentemente, a ideia passa por facilitar o trabalho de juntas de freguesia e municípios, entregando-lhes informações precisas que os ajudem a identificar e a priorizar as reparações mais urgentes.

Screenshot

Como este é um projeto acabado de lançar, o teu contributo é fundamental para que a base de dados cresça e se torne realmente útil para todos. Por esse motivo, se conheces aquele troço de estrada que parece um queijo suíço, aproveita para o registar no site. Para além de ajudares outros condutores, estarás a contribuir para uma maior transparência sobre o estado das nossas infraestruturas.

Desta forma, o criador convida toda a malta a explorar o site e a enviar feedback para que a plataforma possa continuar a evoluir. Visita o site, explora o mapa da tua zona e ajuda a tornar as estradas portuguesas um pouco mais seguras para todos.

SummarizePartilhar236
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

Perdão de multa: o guia para não pagares a coima do IUC

Perdão de multa: o guia para não pagares a coima do IUC

por Catarina Couto
16 de Fevereiro, 2026

Descobre como podes invocar o Artigo 32.º do RGIT para anulares a penalização por esquecimento.

IUC: sabes se o teu carro é isento em 2026 (ou vai pagar menos)?, Novo prazo do IUC em 2026: como não cair na armadilha de fevereiro

IUC em atraso: pagaste o valor normal? Então tens de saber isto

por Catarina Couto
16 de Fevereiro, 2026

Se te esqueceste de pagar o imposto e o Portal das Finanças não te cobrou multa imediata, prepara-te para a surpresa que chega pelo correio.

Botões falsos no carro? Vê como os transformar em algo incrível

Botões falsos no carro? Vê como os transformar em algo incrível

por Bruno Fonseca
14 de Fevereiro, 2026

Aqueles espaços vazios no teu painel já não precisam de ser apenas uma lembrança de que não compraste a versão topo de gama.

Fim dos radares? Novo asfalto inteligente vai mudar tudo!

De quem são as autoestradas? E afinal quem paga os arranjos?

por Nuno Miguel Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

Nas últimas semanas tivemos ventos fortes, chuvas intensas, cheias, derrocadas, árvores caídas e estradas cortadas um pouco por todo o país. Na minha zona temos estradas interditas, reparações...

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

sony, playstation, ps5, ps6

PS6 e Switch 2: Mundo das consolas está do avesso!

16 de Fevereiro, 2026
Contêineres de transporte no porto com guindastes para carga e descarga.

Compras na China: o susto das taxas alfandegárias acima dos 150 euros

16 de Fevereiro, 2026
Segue-nos no Google Notícias e não percas nenhuma informação. Carrega aqui.

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados