O Google Maps é a aplicação de navegação de eleição no Android Auto e não é estranho que isto aconteça. Se já experimentou as outras soluções de navegação na experiência otimizada para automóvel da Google, provavelmente sabe que a maioria tem problemas ou falhas significativas. Outras só estão disponíveis com uma licença paga e pagar por software de navegação não é do agrado de toda a gente. Assim a maioria das pessoas fica-se pelo Google Maps, uma vez que a aplicação oferece um pacote de funcionalidades quase completo com uma licença gratuita. No entanto isto não significa que não haja problemas. Seja como for, o bug do Google Maps no Android Auto pode estar resolvido!
Bug do Google Maps no Android Auto pode estar resolvido!
Uma aplicação da Google deveria funcionar muito bem com outra aplicação da Google. Mas no caso do Google Maps e do Android Auto, nunca foi esse o caso. O Google Maps é tão propenso a bugs como qualquer outra aplicação Android Auto. Entretanto o problema mais recente está lenta mas seguramente a generalizar-se no ecossistema Android.
Não há muito tempo, os utilizadores descobriram que o Google Maps continuava a funcionar no dispositivo móvel depois de encerrar o Android Auto.
Quando desliga o telemóvel da unidade central, o Android Auto desliga-se automaticamente e termina todos os processos associados. Se executar uma aplicação de navegação, o Android Auto deve suspendê-la. Depois, da próxima vez que ligar o dispositivo móvel ao ecrã do sistema de informação e lazer, este deve recarregá-la a partir do ponto onde a deixou.
O Google Maps já não respeita estas regras, uma vez que continua a funcionar no Android mesmo depois de o Android Auto ser encerrado.
À primeira vista, o Android Auto é o culpado, uma vez que não dá instruções corretas para fechar as aplicações associadas. Mas um bug do Google Maps também pode causar o problema, embora as informações apontem para o Google Auto como culpado.
Se o Google Maps continuar a ser executado no dispositivo móvel, os utilizadores devem ver uma notificação no centro de notificações. Em teoria, o encerramento da aplicação de navegação é um processo de um toque, uma vez que os utilizadores podem premir o botão de saída no centro de notificações para encerrar o Google Maps.
Embora o processo seja muito rápido, os utilizadores descrevem-no como uma experiência frustrante, uma vez que o erro pode gerar um consumo extra de bateria num dispositivo móvel. A execução do Google Maps em segundo plano significa que a aplicação está sempre a obter a sua localização e que o processo em segundo plano consome a bateria para determinar onde se encontra.
O problema foi comunicado pela primeira vez no início deste mês e apareceu do nada, embora só afete alguns utilizadores.
Os utilizadores que se depararam com o problema afirmam que, depois de encontrarem o erro uma vez, este continua a aparecer sempre que iniciam o Android Auto nos seus automóveis.
A Google confirmou que iniciou uma investigação para determinar o que faz com que o Google Maps ignore a instrução de encerramento. Ainda assim, a informação existente é insuficiente para ajudar a equipa do Android Auto a perceber o que acontece. Como resultado, a empresa está a pedir aos utilizadores que enviem registos telefónicos, uma vez que esta é a forma mais direta de analisar o bug.
Entretanto, alguém veio a público referir que o erro já desapareceu do seu dispositivo.
Uma atualização recente do Android Auto alegadamente resolve a falha, permitindo que o Google Maps se desligue corretamente. Embora não tenha sido divulgada uma versão específica, é provável que se trate do Android Auto 10, que é a última versão estável disponível para transferência atualmente.
O Android Auto não vem com alterações significativas, uma vez que os utilizadores descobriram que a nova versão apenas introduz uma nova animação do Google Assistant ao ouvir a entrada de voz. Além disso, o Android Auto 10 parece ser uma atualização de correção de bugs, então provavelmente resolve essa falha que interrompe o Google Maps.
Se quiser descarregar o Android Auto 10, pode obter o instalador APK e atualizar a aplicação manualmente. Isto porque o lançamento ocorre por fases e quem sabe quando o seu dispositivo receberá a atualização automática.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!