Inicio Android BQ Aquaris X2 e X2 Pro oficializados: Tudo o que precisa de saber

BQ Aquaris X2 e X2 Pro oficializados: Tudo o que precisa de saber

Foi com o BQ Aquaris A4.5, um equipamento lançado em 2015, que o Android One chegou à marca espanhola BQ. No entanto, a família cresceu e este fabricante oficializou dois novos smartphones que têm os nomes de código BQ Aquaris X2 e Aquaris X2 Pro. Mas será que estão a altura da concorrência que vão enfrentar em Portugal? Nas próximas linhas contamos tudo.

A linha X da BQ, lançada em 2017, mostrou desde o início ao que vinha. Destacou-se logo à partida pelos seus equipamentos bem desenhados e pelas caraterísticas muito interessantes ao nível das especificações. A gama X2 continua esta caminhada e tem tudo para ser um peso pesado no campo da gama média e gama média alta.

BQ Aquaris X2: As especificações

Estes smartphones vêm com um ecrã de 5,65 polegadas que disponibiliza uma resolução de 2160 x 1080 pixéis. A isto junta-se uma proporção de 18:9, sendo que o painel está protegido por vidro Gorilla Glass.

Ao nível do processador destaca-se o Qualcomm Snapdragon 636 para a versão X2. Já o X2 Pro vem com um Snapdragon 660 no caso do Pro.

BQ Aquaris X2

BQ Aquaris X2BQ Aquaris X2 Pro
Dimensões e Peso150,7 x 72,3 x 8,35 mm. 168 gramas150,7 x 72,3 x 8,25 mm. 163 gramas
Ecrã5,65 polegadas Full HD+ IPS até 650 nits de brillo. 18:9 e vidro 2.5D Gorilla Glass5,65 polegadas Full HD+ IPS até 650 nits de brillo. 18:9 e vidro 2.5D Gorilla Glass
ProcessadorQualcomm Snapdragon 636, 14 nn e oito núcleos a 1,8 GHz placa gráfica Adreno 509 a 430 MHzQualcomm Snapdragon 660, 14 nanómetros e oito núcleos a 2,2 GHz com placa gráfica Adreno 512 a 650 MHz
RAM3 ou 4 GB4 ou 6 GB
Sistema operativoAndroid 8.1 OreoAndroid 8.1 Oreo
Armazenamento64 GB64 o 128 GB
CámarasCâmara dupla com sensores de 12 + 5 MP f/1.8  Dual Pixel e vídeo 4K com estabilização  Vidhance. Câmara frontal de 8 MP com inteligência artificial.Câmara dupla com sensores de 12 + 5 MP f/1.8  Dual Pixel e vídeo 4K com estabilização  Vidhance. Câmara frontal de 8 MP com inteligência artificial.
Batería3.100 mAh com Quick Charge 4+3.100 mAh com Quick Charge 4+
OutrosLeitor de impressões digitais, som estéreo, Bluetooth aptX, Google Lens, USB Tipo C, NFC, Dual SIMLeitor de impressões digitais, som estéreo, Bluetooth aptX, Google Lens, USB Tipo C, NFC, Dual SIM

Memória, capacidade de armazenamento e cores

O X2 possui duas versões, uma com 3 GB de RAM e 32 GB de capacidade de armazenamento e outra 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Importa salientar que a versão de 3 GB esta disponível nas cores branca, dourada e preto. Já a versão de 4GB apenas está disponível em preto.

BQ Aquaris X2

Já a versão Pro também tem duas variantes e cores diferentes. Existe uma com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento e outra de 4 GB e 64 GB de armazenamento. Já no que diz respeito às cores a primeira versão está disponível em preto enquanto a segunda surge em preto e branco.

Câmaras

Já no que diz respeito à fotografia ambos os smartphones vêm com uma configuração de câmara dupla na parte traseira com sensores de 12 MP e uma abertura focal de 1.8. Esta câmara destaca-se logo à partida por permitir capturar fotografias com qualidade em condições de baixa luz. Destaca-se ainda o efeito bokeh e a função Face Beauty que nos torna mais bonitos nas fotos.

BQ Aquaris X2

Já na parte frontal encontramos uma câmara para selfies de 8 MP com uma abertura focal de 8.0. Considerando que a câmara frontal possui apenas um sensor, podemos achar logo à partida que não suporta o desejado efeito bokeh. No entanto, é exactamente o contrário. A BQ aproveita a inteligência artificial e mais concretamente a tecnologia SoftNeuro para detetar as faces e o corpo de quem está a fotografar e cria um efeito de desfocagem no fundo. O resultado final é igual ao que iríamos obter com dois sensores.

A câmara é dos poucos elementos do sistema operativo Android One onde a BQ meteu mais o dedo. O modo vídeo captura a imagem com qualidade 4k a 60 frames por segundo. Destaca-se ainda a estabilização vídeo para reduzir as tremideiras. Este dispositivo captura ainda vídeo em câmara lenta, mas com 120 fps.

BQ Aquaris X2

O BQ Aquaris X2 chega com o Google Photos, Google Assistant e Google Lens incorporados para além de tofsd as correções de segurança que serão recebidas com muita regularidade, ou não se tratasse de um equipamento com Android One.

Destacam-se ainda os filtros integrados ao nível da fotografia e o zoom digital de 10 vezes.

Bateria

Neste campo, estamos melhor comparativamente aos modelos do ano passado. Em primeiro lugar a bateria de ambos tem 3.100 mAh. Para além disso integra o sistema de carregamento rápido 4.0 que promete carregar 50% do dispositivo em apenas meia hora. Importa salientar que o carregador possui a tecnologia Quick Charge 3.0.

Preços

Os preços são sem dúvida muito interessantes e não temos dúvida que estes equipamentos podem representar uma verdadeira dor de cabeça para a concorrência. Entre eles e no que diz respeito à qualidade preço, achamos muita piada ao BQ Aquaris X2 de 4 + 64 GB: 329,90 euros. No entanto considerando o processador que vem na versão Pro, talvez a escolha mais acertada seja o BQ Aquaris X2 Pro de 4 + 64 GB que custa 379,90 Euros.

  • BQ Aquaris X2 de 3 + 32 GB: 299,90 Euros
  • BQ Aquaris X2 de 4 + 64 GB: 329,90 Euros
  • BQ Aquaris X2 Pro de 4 + 64 GB: 379,90 Euros
  • BQ Aquaris X2 Pro de 6 + 128 GB: 499,90 Euros

Entretanto e se quer descobrir como este equipamento se comporta face à concorrência veja quem ganha quando colocamos à frente os BQ Aquaris X2/Pro com o Xiaomi Mi A1.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Mas afinal Dead Island 2 foi ou não cancelado? Sim e não…

Muitos foram os fatores que contribuíram para que o desenvolvimento de Dead Island 2 se tornasse complicado. Afinal de contas, para além da pandemia...

Quer ver Mulher Maravilha 1984? O filme vai ter mais de duas horas!

Apesar de já ser normal vermos filmes da DC com mais de duas horas de duração, foi com algum espanto que recebemos a notícia...

Samsung Z Fold 3, Z Flip 2 e Z Fold Lite: estes são os ecrãs!

A Samsung está a preparar-se para anunciar dois novos smartphones dobráveis em 2021. Pelo menos é o que diz uma informação da UBI Research....

NVIDIA já comentou o que se passa! Placas gráficas só em Abril?

De acordo com a CFO da NVIDIA (Colette Kress), a empresa está mesmo com grandes dificuldades na resposta à procura dos jogadores em relação...

Concorrência para a Apple? AMD já está a trabalhar num rival ARM!

Muitos especialistas ficaram com a sensação que a aposta da Apple no ARM é basicamente um mote para o que o futuro da computação...