Inicio Reviews BQ Aquaris 5

BQ Aquaris 5

A BQ é um fabricante 100% espanhol que nos cativou logo desde o momento em que testámos uma das suas apostas no campo dos tablets, o BQ Maxwell Plus. Depois deste tablet, que muito nos agradou pela sua relação qualidade preço, chegou a altura de testarmos a mais recente aposta no campo dos smartphones, o Aquaris 5.

O Design

Assim que olhamos para este dispositivo que dá ares a um Samsung Note salta de imediato à vista o ecrã com 5 polegadas que contribui para que este dispositivo tenha dimensões generosas. É construído em plástico e disponibiliza duas câmaras, uma traseira e outra frontal.

Conta apenas com três botões físicos, dois que estão localizados na parte esquerda e controlam o volume e outro na parte superior junto ao conector micro USB e de auriculares que permite ligar ou desligar o Aquaris 5.

As características

O Aquaris 5 tem diversas características interessantes de onde se destacam um processador Mediatek MT6589 com quatro núcleos e que opera a 1.2GHz. A isto juntam-se 1GB de memória e uma capacidade de armazenamento de 16GB. Esta capacidade pode ser expandida através da utilização de cartões microSD.

Para fazer as delícias de quem é utilizador de dois operadores móveis diferentes, o Aquaris 5 suporta dois cartões SIM. Importa salientar que apenas o primeiro SIM funciona para acesso à Internet.

O ecrã IPS com 5 polegadas tem uma resolução 960×540 pixéis.

Este dispositivo que pesa aproximadamente 170 gramas disponibiliza diversas formas de conectividade de onde se destacam o Wifi norma N, Bluetooth 3.0, GPS e HSPA 3G+.

Conforme referimos acima quando abordámos o design, o Aquaris 5 disponibiliza duas câmaras, uma frontal que tem resolução VGA e se destina especialmente à conversação e outra traseira que tem oito megapixéis e não dispensa o flash led e focagem automática.

Importa ainda referir que todo o dispositivo é alimentado por uma bateria de 2200mAh.

O terminal é acompanhado por um carregador, auriculares e cabo micro USB.

O funcionamento

O sistema operativo Android assenta que nem uma luva neste dispositivo no que diz respeito à fluidez. É um telemóvel rápido e eficaz, especialmente pelo facto de disponibilizar um ecrã de qualidade, porém sem uma resolução ultra-elevada favorecendo o desempenho.

Os jogos que experimentámos funcionaram todos com elevado desempenho e o mesmo se passa com a visualização de vídeos com alta qualidade.

Na realidade este dispositivo tem o desempenho que podemos encontrar em dispositivos topo de gama.

Autonomia

No que diz respeito à duração da bateria com uma utilização normal dura cerca de um dia. No que concerne, por exemplo, à visualização de conteúdos multimédia se tivermos o dispositivo em modo de vôo, ou seja, com a conectividade totalmente desligada, dura aproximadamente 10 horas. Sintetizando, a bateria de 2200 mAh foi uma boa escolha para este terminal.

Conclusão

Depois de termos testado este equipamento durante cerca de um mês podemos afirmar que estamos parente um telemóvel de gama média, mas com aspirações a gama alta, uma vez que que contém um processador bastante bom e que garante um funcionamento muito eficaz do dispositivo. Tem um preço muito atractivo considerando os 199 Euros e considerando tudo o que foi referido acima, leva sem dúvida o carimbo de recomendado!

Especificações ténicas

Medidas e peso
Dimensões: 142 x 71 x 9,9 mm
Peso: 170 g

Ecrã
Dimensões: 5”
Tecnologia: Ecrã IPS qHD multitáctil 5 pontos de deteção simultâneos
Resolução: 540 x 960 px, 220 DPI (HDPI)
Ângulo de visão: 178º

Memória
16 GB de memória

Processador
CPU: Quad Core Cortex A7 até 1.2 GHz.
GPU: PowerVR™ Series5 SGX
Memória RAM: 1 GB

Bateria
Bateria Li-ion 2200 mAh

Formatos compatíveis
Formatos de documentos: .epub, .txt, .fb2, .mobi
Formatos de imagem: .jpeg, .bmp, .gif
Formatos de vídeo: .3gp, .avi, .mp4, .ts
Formatos de áudio: mp3, .wav, .ogg, .flac, .aac

Sistema operativo
Android 4.2 Jelly Bean

Conectividade
Wi-Fi 802.11 b/g/n
Micro-USB
Bluetooth
Conectividade 3G+

HSDPA 24 (42 Mbps)

HSUPA 7 (11,5 Mbps)
GPS

Conexões
Ranhura cartão SIM dual
Entrada de 5V – 1A
Jack 3,5 mm para auscultadores TRRS (CTIA)
Micro-SD™ slot até 64 GB

Bandas suportadas
GSM: GSM 850, EGSM 900, DCS 1800 e PCS 1900
UMTS: UMTS 900 y 2100

Funções do sistema
Câmara frontal: VGA (640 x 480)
Câmara traseira: 8 Mp (3.264 x 2.448) com flash e autofocus
Sensor de brilho
Sensor de proximidade

Outras funções do sistema
Acelerômetro
Calculadora
Cliente de correo
Calendário
Relógio e alarmes
Vídeo player
Áudio player
Photo viewer
Explorador de arquivos
Radio FM
Microfone
Altifalante interno

Conteúdo da caixa
bq Aquaris 5
Cabo micro-USB a USB
Carregador de corrente
Mãos livres (Auscultadores com microfone)
Documentação

Nota do Editor: O equipamento que recebemos em primeiro lugar para teste, revelava alguns problemas de som, que eram de ordem técnica e nada estavam relacionados com o fabrico do dispositivo propriamente dito. O segundo equipamento que testámos revelou um som perfeito a todos os níveis. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

25 COMENTÁRIOS

Leia também

Huawei Mate 40/Pro: as informações finais e a data de lançamento!

Têm chegado à Internet muitas informações sobre o Huawei Mate 40. Isto não é de estranhar. Afinal de contas é o próximo grande topo...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Vin Diesel virou cantor! Mas… e Fast And Furious?

Num ano completamente ofuscado pela pandemia de COVID-19, muitas foram as personalidades que se viram obrigadas a mudar o seu estilo de vida e...

Não compre agora o iPhone 11 agora! Os preços vão baixar

É bastante normal para as grandes fabricantes de smartphones reduzirem os preços das séries principais pouco antes da chegada de uma nova gama com...

Update de Outubro do Windows 10 instala-se em dois minutos!

O próximo grande update do Windows já está finalizado para disponibilização global. É conhecido por atualização de outubro de 2020 do Windows 10. Dito...