BQ Aquaris 5

8520
25
Share:

A BQ é um fabricante 100% espanhol que nos cativou logo desde o momento em que testámos uma das suas apostas no campo dos tablets, o BQ Maxwell Plus. Depois deste tablet, que muito nos agradou pela sua relação qualidade preço, chegou a altura de testarmos a mais recente aposta no campo dos smartphones, o Aquaris 5.

O Design

Assim que olhamos para este dispositivo que dá ares a um Samsung Note salta de imediato à vista o ecrã com 5 polegadas que contribui para que este dispositivo tenha dimensões generosas. É construído em plástico e disponibiliza duas câmaras, uma traseira e outra frontal.

bq-aquaris-5-05

Conta apenas com três botões físicos, dois que estão localizados na parte esquerda e controlam o volume e outro na parte superior junto ao conector micro USB e de auriculares que permite ligar ou desligar o Aquaris 5.

bq-aquaris-5-07

As características

O Aquaris 5 tem diversas características interessantes de onde se destacam um processador Mediatek MT6589 com quatro núcleos e que opera a 1.2GHz. A isto juntam-se 1GB de memória e uma capacidade de armazenamento de 16GB. Esta capacidade pode ser expandida através da utilização de cartões microSD.

Para fazer as delícias de quem é utilizador de dois operadores móveis diferentes, o Aquaris 5 suporta dois cartões SIM. Importa salientar que apenas o primeiro SIM funciona para acesso à Internet.

sim

O ecrã IPS com 5 polegadas tem uma resolução 960×540 pixéis.

bq-aquaris-5-06

Este dispositivo que pesa aproximadamente 170 gramas disponibiliza diversas formas de conectividade de onde se destacam o Wifi norma N, Bluetooth 3.0, GPS e HSPA 3G+.

Conforme referimos acima quando abordámos o design, o Aquaris 5 disponibiliza duas câmaras, uma frontal que tem resolução VGA e se destina especialmente à conversação e outra traseira que tem oito megapixéis e não dispensa o flash led e focagem automática.

Importa ainda referir que todo o dispositivo é alimentado por uma bateria de 2200mAh.

O terminal é acompanhado por um carregador, auriculares e cabo micro USB.

O funcionamento

O sistema operativo Android assenta que nem uma luva neste dispositivo no que diz respeito à fluidez. É um telemóvel rápido e eficaz, especialmente pelo facto de disponibilizar um ecrã de qualidade, porém sem uma resolução ultra-elevada favorecendo o desempenho.

bq

Os jogos que experimentámos funcionaram todos com elevado desempenho e o mesmo se passa com a visualização de vídeos com alta qualidade.

Na realidade este dispositivo tem o desempenho que podemos encontrar em dispositivos topo de gama.

batAutonomia

No que diz respeito à duração da bateria com uma utilização normal dura cerca de um dia. No que concerne, por exemplo, à visualização de conteúdos multimédia se tivermos o dispositivo em modo de vôo, ou seja, com a conectividade totalmente desligada, dura aproximadamente 10 horas. Sintetizando, a bateria de 2200 mAh foi uma boa escolha para este terminal.

Conclusão

Depois de termos testado este equipamento durante cerca de um mês podemos afirmar que estamos parente um telemóvel de gama média, mas com aspirações a gama alta, uma vez que que contém um processador bastante bom e que garante um funcionamento muito eficaz do dispositivo. Tem um preço muito atractivo considerando os 199 Euros e considerando tudo o que foi referido acima, leva sem dúvida o carimbo de recomendado!

Especificações ténicas

Medidas e peso
Dimensões: 142 x 71 x 9,9 mm
Peso: 170 g

Ecrã
Dimensões: 5”
Tecnologia: Ecrã IPS qHD multitáctil 5 pontos de deteção simultâneos
Resolução: 540 x 960 px, 220 DPI (HDPI)
Ângulo de visão: 178º

Memória
16 GB de memória

Processador
CPU: Quad Core Cortex A7 até 1.2 GHz.
GPU: PowerVR™ Series5 SGX
Memória RAM: 1 GB

Bateria
Bateria Li-ion 2200 mAh

Formatos compatíveis
Formatos de documentos: .epub, .txt, .fb2, .mobi
Formatos de imagem: .jpeg, .bmp, .gif
Formatos de vídeo: .3gp, .avi, .mp4, .ts
Formatos de áudio: mp3, .wav, .ogg, .flac, .aac

Sistema operativo
Android 4.2 Jelly Bean

Conectividade
Wi-Fi 802.11 b/g/n
Micro-USB
Bluetooth
Conectividade 3G+

HSDPA 24 (42 Mbps)

HSUPA 7 (11,5 Mbps)
GPS

Conexões
Ranhura cartão SIM dual
Entrada de 5V – 1A
Jack 3,5 mm para auscultadores TRRS (CTIA)
Micro-SD™ slot até 64 GB

Bandas suportadas
GSM: GSM 850, EGSM 900, DCS 1800 e PCS 1900
UMTS: UMTS 900 y 2100

Funções do sistema
Câmara frontal: VGA (640 x 480)
Câmara traseira: 8 Mp (3.264 x 2.448) com flash e autofocus
Sensor de brilho
Sensor de proximidade

Outras funções do sistema
Acelerômetro
Calculadora
Cliente de correo
Calendário
Relógio e alarmes
Vídeo player
Áudio player
Photo viewer
Explorador de arquivos
Radio FM
Microfone
Altifalante interno

Conteúdo da caixa
bq Aquaris 5
Cabo micro-USB a USB
Carregador de corrente
Mãos livres (Auscultadores com microfone)
Documentação

Nota do Editor: O equipamento que recebemos em primeiro lugar para teste, revelava alguns problemas de som, que eram de ordem técnica e nada estavam relacionados com o fabrico do dispositivo propriamente dito. O segundo equipamento que testámos revelou um som perfeito a todos os níveis.

Share:
Patricia Fonseca

25 comentários

  1. Pedro 3 Outubro, 2013 at 15:09 Reply

    Boa tarde,

    Agradecido pelo mini-mini review….de vossa parte, mas….contava com mais….pormenores…do equipamento…

  2. Rewtec 8 Outubro, 2013 at 21:52 Reply

    Não sei o que andaram a fazer com ele para a bateria durar um dia como ai referem, comprem um à cerca de 5 dias e ainda tenho a bateria a durar.
    Quanto ao som não me posso queixar em nada é perfeito, não o considero de média gama, mas sim de alta gama.

    • Bruno Fonseca 11 Outubro, 2013 at 13:42 Reply

      Boa Tarde. De facto quanto ao som e como acrescentámos em nota do Editor: “O equipamento que recebemos em primeiro lugar para teste, revelava alguns problemas de som, que eram de ordem técnica e nada estavam relacionados com as características do dispositivo propriamente ditas. O segundo equipamento que testámos revelou um som perfeito a todos os níveis.”. Quanto à bateria, ainda o estamos a usar, e reiteramos que de facto dura aproximadamente um dia. Fazemos uma utilização normal do telemóvel com os serviços da Google activos, nomeadamente o gmail.

  3. Rewtec 14 Outubro, 2013 at 20:35 Reply

    Eu já tenho o meu quase à duas semanas e a bateria dura que se farta, mesmo a fazer as coisas básicas como fazer chamadas, ir à Internet, enviar mensagens etc. Para mim essa é uma actualização normal e ela dura e dura que até impressiona.

  4. Rewtec 5 Novembro, 2013 at 12:37 Reply

    Acabei de ver o video relativamente à qualidade da câmara e realmente pode-se verificar que é muito boa sim senhor.
    Acredite-se ou não tenho o telemóvel ainda nem à um mês e ainda nem me dei ao trabalho de ver essas mesma qualidade, mas a ver pelo video os 720p funcionam na perfeição.

  5. Eu_ 20 Novembro, 2013 at 15:56 Reply

    Boa tarde,

    O meu relato tem como intuito precaver possíveis compradores de telemóveis, com funcionalidades anunciadas acima da média e a preços apelativos, tendo por base a relação preço-qualidade. O preço é razoável no entanto a qualidade é uma ilusão, até porque estas marcas apostam em áreas de apoio ao cliente assertivas de modo a minimizar a falta de qualidade nos seus dispositivos.
    Sou detentor de um desses equipamentos, como há hoje em dia dezenas de novas marcas a anunciarem funcionalidades de topo de gama a preços low-cost, a maioria delas asiáticas, razão pela qual me levou a optar por uma empresa aqui bem mais perto, em Espanha, pertencendo ao grupo Mundo Reader e de nome BQ. Pensei que por se encontrar no espaço europeu os padrões seriam significativamente mais elevados do que as restantes, o que é não corresponde á verdade. Adquiri o primeiro BQ Aquaris 5 á cerca de 2 meses e o gps nunca funcionou, apesar de ter tentado tudo o que existia nos foruns e aconselhamentos do Suporte ao cliente. Devolvi o equipamento e como constatei no fórum da marca inúmeros utilizadores a queixarem-se de problemas relacionados com a falta de qualidade de determinados componentes do telemóvel, pedi expressamente que o novo fosse verificado exaustivamente de modo a minimizar possiveis problemas futuros, ao que me garantiram que o telemovel que me iriam enviar seria completamente revisto em todos os seus componentes. Com a chegada do novo equipamento os problemas foram diferentes, quanto ao GPS estava melhor (embora não estivesse perfeiro), no entanto tinha outro tipo de anomalias, indicador da bateria não correspondia ao real (apesar de calibração e cargas completas de carga-descarga), ligar o bluetooth e perder a rede nos dois cartoes, etc. Por ultimo deixei de ter som quando faço ou recebo uma chamada. Tentei repor valores de fabrica, bem como hardreset e nada. Sugeriram-me que voltasse a enviar o telemovel para reparação, mas tendo em conta o historico que tive, não acho que seja solução, enviar mensalmente o meu telemovel (ficando sem ele durante uma semana ou mais) para reparar, até findar o periodo coberto pela garantia. Existem relatos de clientes que já enviaram o equipamento para reparação 3 ou 4 vezes e rapidamente surgem novos problemas. Não se trata de problemas isolados, devido a defeito de determinados componentes, trata-se sim de má qualidade na maioria dos componentes presentes no equipamento. O cliente não pode funcionar como um departamento de controle de qualidade da empresa em questão. O cliente paga o valor que pedem e presume o normal funcionamento esperado para um equipamento deste género. Pretendo uma solução definitiva para o meu problema e penso que a unica possivel é a devolução definitiva do equipamento e reembolso do valor pago.
    Cumprimentos

    • Mapob 15 Fevereiro, 2014 at 18:32 Reply

      Boas,
      O meu sempre me fez isso.. Mas apenas estando com 2 SIMs e ligado a um auricular bluetooth (orelha e/ou viatura). Sempre que quero fazer e/ou receber uma chamada no SIM1 ele perde a rede..
      Um problema já reportado para o suporte técnico, mas até agora sem respostas 🙁

      • Bruno Fonseca 17 Fevereiro, 2014 at 12:17 Reply

        Olá. É verdade. Deparei-me com esse problema recentemente sendo que a única forma de o evitarmos é irmos a definições, carregar em mais, escolher redes móveis, carregar em Serviço 3G, carregar em Activar 3G e seleccionar a opção Desligado. Ou seja, se o 3G não estiver activo e sim e apenas o modo GSM, já não acontece esse problema. Tenho investigado bastante esta situação, mesmo em fóruns lá fora, com outros telefones que partilham o mesmo chip Mediatek e não existe de facto solução para já. Temos este fix temporário de desactivar o 3G, antes de irmos para o carro, mas não é calro uma solução satisfatória. Abraço

  6. Nuno 14 Janeiro, 2014 at 11:56 Reply

    Bom dia,

    Estou à espera do meu BQ 5 HD. Estou ansioso. Sinceramente tenho lido de tudo sobre este telemovel, mas os pontos fortes são mais que os pontos fracos daí a minha decisão em o comprar, até porque eu sou como o S Tomé, só acredito vendo. Quando ele chegar e depois de o ter durante algum tempo, voltarei a dar a minha opinião. Entretanto gostava de fazer um reparo que não deixa de ser curioso. O utilizador autointitulado de EU, já é o 2.º ou 3.º sitio que vejo o Copy/paste do texto que ele escreve, sinceramente fico sem perceber se é realidade ou pura diversão em espalhar o comentário. O que ele diz ainda me deu mais força em comprar este equipamento para ser eu a testar. Até pode ser verdade o que diz, mas prefiro ser eu a confirmar a sua veracidade. Um Abraço. Em breve voltarei a dar noticias.

    • Bruno Fonseca 15 Janeiro, 2014 at 14:25 Reply

      Caro Nuno, Tenho um BQ Aquaris 5 e estou muito contente com ele. Tudo funciona bem, o Dual Sim (uso com um cartão normal e outro Vodafone Extreme), o desempenho é muito bom, enfim, até agora tenho 0 defeitos a apontar. Acho que foi uma boa aposta. Abraço

  7. Nuno 17 Janeiro, 2014 at 16:24 Reply

    Viva,

    Tal como prometido, cá estou eu.

    Sem duvida Caro Bruno, para já como 1.ª impressão só tenho uma coisa a dizer, espetacular. Para já só tenho um cartão TMN a funcionar, mas em breve vou adquirir outro, de outra operadora. Desempenho excelente sem duvida, super rápido e muito fácil de trabalhar. Penso que sim foi uma boa aposta. Até breve. Abraço!

    • Luis Lopes 9 Fevereiro, 2014 at 02:10 Reply

      boas Nuno,
      andei a pesquisar sobre o bq aquaris 5hd para adquirir um, só o que me está a preocupar é a bateria pois parece ser muito fraca para a maquina que o 5hd é.
      podes-me deixar o teu feedback, uma vez que já tens um para me poderes ajudar na minha escolha.
      abraço

  8. José Duarte 14 Fevereiro, 2014 at 17:45 Reply

    Boa tarde!
    Concordo com alguns comentários, discordo de outros tantos, no entanto, uma coisa é certa: toques de telemóvel (que é banal em qualquer telemóvel e marca), não tem e o som é horrível.
    Para já, é isto, dado que adquiri o dito há pouco mais de 2dias.

  9. Fernando 18 Fevereiro, 2014 at 21:38 Reply

    Boas Tenho o meu Aquaris 5 desde Novembro e também estou bem satisfeito com ele. Excelente desempenho e tudo a funcionar 5 estrelas. 2 cartões SIM imagem e autonomia bastante boas, som satisfatório, GPS a funcionar muito bem, tem dias que é 5 segundos tem outros que demora 30 lol , de um modo geral estou bastante satisfeito. A minha unica insatisfação foi que ao comprar passado 1 semana saiu o 5 HD e este baixou 20 euros mas pronto que todos os males fossem estes lol . Para smartphone chinoca é bastante bom, recomendo.

  10. Bruno Nunes 14 Março, 2014 at 12:14 Reply

    Boas,

    Tenho um BQ Aquaris 5 desde início de Janeiro, e não tive grandes queixas até ao início desta semana. Desde então, comecei a ter problemas por ficar sem som quando faço ou recebo chamadas. Investigando, verifiquei que há várias marcas com esse problema (incluindo o nexus4), quando o SO é o android 4.2. Actualizei o firmware para a última versão e, até ver, não voltei a ter problemas de som (já lá vai 1 dia e meio). Tenho um cartão de dados no SIM1 e um cartão de voz no SIM2. Dá-me ideia que por vezes, perco o 3G durante as chamadas e para o repor tenho de ligar wifi e voltar a desligar. Em tudo o resto apresenta uma excelente performance…

    Concluindo, neste momento não sei bem se o elogie se não…

  11. Daniel Rafael 9 Abril, 2014 at 07:35 Reply

    Bom dia,
    Informo que tenho um BQ aquaris 5HD e é meu 2º.
    O primeiro tive problemas ao fim de 1 semana com os dados moveis que nao ligava…. o 2º acontece-me o mesmo hoje, 2 meses depois a troca por outro. Dei uma segunda oportunidade á marca mas pelos vistos o problema continua….. nao estou a gostar quanto a isto. De resto o tlm é 5*. aconselhava….mas os dados moveis pelos vistos não liga…. vamos lá ver o que faço!

  12. Fernando 18 Maio, 2014 at 18:49 Reply

    Acerca dos problemas de rede,experimentei ir as Definiçoes-Mais…-Redes Moveis-Serviço 3G e por fim escolher a preferencia de rede. têm a escolha o modo automatico:gsm\wcdma ou apenas uma ou outra opçao.

    E ja agora se voces possuem cartoes sim de ultima geração convem escolher a opçao wcdma.

    Passei pelo wikipedia tambem para saber os significados destas siglas

  13. luis rodrigues 12 Novembro, 2014 at 10:54 Reply

    Em, relação a esta marca a BQ de facto eles ainda tem muito que andar para conseguirem fazer um telemovel a serio, no meu caso em menos de 6 meses tive 3 problemas iguais com o som do telemovel ao que o suporte da BQ fez a dita reparação isto sem falar com constantes bloqueios e wifi sem ligar e para atender uma chamada leva uns 5 segundos a pensar, dado a minha experiencia acho que efetivamente eles tem um bom suporte porque os telemoveis não prestam por isso é que tem este bom serviço para o cliente não dizer que a marca não tem apoio tecnico, mas quando o problema esta na má qualidade do produto (chinês rasca) disfarçado de espanhol topo de gama a um preço medio dá nisto o (barato sai caro) mas não é tão barato assim pois no mercado existem outras marcas quase todas da Asia com melhores preços e com prestações semelhantes e sem avarias constantes.
    Moral da historia é que quando acabar a garantia provavelmente tenho que comprar outro telemovel pois quando não esta no medico esta a sair do medico, mas de certeza que não será BQ, venho deixar a minha experiencia com a BQ para o pessoal ver que não compensa os problemas que se tem para ter um telemovel operacional, nunca antes tinha tido tantos problemas com um telemovel.
    O suporte que é anunciado como excelente e a unica coisa que explicam é para enviar o telemovel para reparação sem darem uma unica explicação ou sequer uma atenção ao cliente para ficarem bem vistos no processo, mesmo com pedidos meus para se resolver o problema de vez nem me dão resposta de facto um bom serviço ao cliente coisa que eu não vou ser mais. BQ hasta nunca mais.

  14. Cris 26 Janeiro, 2015 at 11:57 Reply

    Olá bom dia, tenho um BQ Aquaris 4.5 e recentemente comprei uns auriculares universais específicos para running. Contudo, transmitem um som completamente distorcido e “abafado” o que não acontece no BQ Aquaris 5 do meu namorado (acho estranho, pois sendo o mesmo modelo e mesmo sistema o meu deveria funcionar igualmente). Disseram-me que deve ser das definições de auriculares. Alguém me pode ajudar a “descobrir” onde estão as definições de auriculares ou então o que posso fazer para que os mesmos funcionem correctamente? Já tentei de tudo e não percebo o que se passa com o equipamento.
    Muito Obrigada. Cumprimentos.

  15. Luis Medeiros 24 Fevereiro, 2015 at 23:45 Reply

    É um telemovel muito bom! Estava completamente satisfeito com ele! Vale muito o preço/qualidade!
    Mas recentemente deixei-o cair dentro de agua! E ja nao funciona! uma dor na minha alma e carteira! 🙁

Deixe uma resposta