IPTV: se comprar uma box de TV pode ficar retida nos CTT!

A caça à pirataria tem estado a aumentar um pouco por todo o mundo e Portugal não escapa à regra. As autoridades andam atentas sobretudo a quem vende serviços, sendo que neste momento ainda não são propriamente os clientes a estar na mira. No entanto isso não significa que não estejam a ser implementadas medidas com o objetivo de dissuadir aqueles que tentarem aceder a serviços ilegais. O problema é que por uns podem acabar por pagar outros. Que o diga um utilizador que compro uma Box de TV na Amazon, neste caso da Xiaomi e que acabou por ficar retida nos CTT.

Este relato começa no Reddit onde o Redditor se mostrou assustado e com razão com esta situação.

Ele relata que encomendou uma Xiaomi box 4 (2a geração) da Amazon.es (vendida pela Amazon, nada de vendedores externos), porque estava mais barata do que na Fnac. Estranhou a demora, até que foi informado que o produto estava retido no centro de distribuição da própria CTT por conteúdo proibido! Não foi alfândega (veio de Espanha) foi a própria CTT. Ele até perguntou se existia alguma diferença entre o modelo português e o espanhol que torne a box ilegal em Portugal?

iptv: se comprar uma box de tv pode ficar retida nos ctt!
Screenshot

O que é ilegal e o que não é?

Existe uma linha que separa o que é ilegal daquilo que não é. É verdade que qualquer box de TV pode ser utilizada para aceder a conteúdos ilegais. No entanto, também é um facto que pode ser usada apenas para questões legais. Pessoalmente tenho uma box da Xiaomi que utilizo no escritório que tenho em casa com a app Vodafone TV. Ou seja, uma coisa que que dá para coisas ilegais não significa necessariamente que seja utilizada para esse efeito. Isto até porque estamos a falar de uma Box com Google TV que dá para aceder a todos os serviços de streaming.

Entretanto e depois de uma grande troca de emails e telefonemas com a Amazon que se disponibilizou a creditar o valor da BOX e com os CTT a situação acabou por se revolver.

Afinal o que levou à apreensão da Box de TV?

Entretanto a pessoa responsável pela publicação esclareceu o assunto e a resolução. A suspeita era tratar-se de um “descodificador ilegal” como explicou um dos responsáveis do centro de distribuição. Os CTT eediram desculpa porque este tipo de situação resolve-se mais rápido, mas demoraram mais pelo volume de encomendas, mas asseguram que a sinalização deste tipo de encomenda faz parte de protocolo. Pediram igualmente desculpa pelo uso do termo “artigo ilícito”. Ele refere também que “a encomenda já seguiu e em princípio amanhã recebo, mas vou fazer reclamação no livro na mesma. Obrigado pelo feedback a todos”.

iptv: autoridades vão andar em cima do facebook e não só!
Success web design concept: arrows hitting the center of target, Red IPTV on wall background, 3D rendering

Os CTT podem abrir e verificar a sua encomenda?

Sim, a entidade pode fazer Rastreio e Inspeção de todas as encomendas que lhe passam pelas mãos. Ora leia:

Rastreio e inspeção
  • 7.1. As Mercadorias entregues à CTT Expresso para efeitos de transporte ao destinatário estão sujeitas a um rastreio de segurança, que poderá incluir o uso de equipamento de Raio X.
  • 7.2. Quer a CTT Expresso, quer qualquer autoridade pública, nomeadamente autoridades aduaneiras, poderão, em qualquer altura, abrir e inspecionar a Mercadoria.

Ou seja, se existir algo minimamente suspeito na descrição da encomenda, no seu peso, no tamanho da embalagem, etc… A mesma será inspecionada para perceber o que está a acontecer.

O mesmo poderá acontecer se existir suspeita de material proíbido. Sim, existe material excluído pelas mais variadíssimas razões.

Mercadorias excluídas
  • 6.1. A CTT Expresso não aceita para Transporte Artigos Proibidos, pelo que o Cliente garante que a Mercadoria não contém quaisquer Artigos Proibidos.
  • 6.2. A CTT Expresso não poderá nomeadamente transportar produtos perigosos e/ou valiosos constantes da listagem do ICAO, DGR, IATA, Código IMDG, do Regulamento ADR, do Regulamento RPE, ou em qualquer outro regulamento nacional ou internacional emitido nesta matéria.
  • 6.3. Em caso de dúvida sobre se a Mercadoria a expedir está ou não abrangida pelas proibições prescritas no presente número, o Cliente deverá obter esclarecimento numa Loja ou Ponto CTT, em ctt.pt ou através da Linha de Apoio ao Cliente.

Em suma, uma encomenda pode-se verificar em várias das etapas que normalmente acontecem entre o envio por parte da loja, e a receção por parte do cliente. Aliás, a mesma encomenda até pode ser aberta mais que uma vez. Isto se tiver de passar por múltiplos checkpoints, ou se tiver de mudar de mãos entre empresas de logística.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

TRENDING