Atenção: é isto que faz o botão suspender do computador!

Quando carregamos no botão de energia do Windows temos pelo menos três opções à escolha. São elas suspender, encerrar ou reiniciar. Mas afinal o que acontece ao nosso computador quando carregamos no botão suspender? É exatamente isso que lhe vamos explicar.

Atenção: é isto que faz o botão suspender do computador!

Logo à partida o modo de suspensão é diferente de desligar o seu computador. Quando desliga o seu computador, ele demora mais tempo a iniciar. Para além disso  tem de fechar todos os seus programas e ficheiros primeiro.

Por outro lado o suspender é um modo de poupança de energia que permite a um computador retomar rapidamente ao funcionamento em plena potência (normalmente dentro de segundos) quando quiser começar a trabalhar novamente. Quando entra no modo de suspensão no Windows, o monitor desliga-se, o PC guarda o estado atual da memória, deixa de enviar energia para a maioria do hardware e entra num estado de baixa potência.

suspender computador

Ou seja, não perde nenhum trabalho ou o estado da máquina. Assim quando voltar a acordar o seu computador, pode retomar o seu trabalho no ponto onde o deixou.

- Advertisement -

O modo de suspensão funciona com base no ACPI Sleep States. O ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) é uma especificação de gestão de energia que os sistemas operativos usam para controlar os estados de energia do hardware.

Existem seis estados de potência!

S0 é o estado de energia em que o seu PC está quando está ligado e a funcionar normalmente. S1, S2, e S3 são estados de energia progressivamente mais baixos. O S1 e S2 não são usados com muita frequência. No S1, o processador do seu PC deixa de executar instruções, mas não perde energia. Já no S2, o CPU do seu PC também perde energia. No S3 (muitas vezes chamado Standby ou Suspend to RAM), a maioria dos componentes do seu PC perde energia, exceto a memória, que é mantida atualizada com uma quantidade mínima de energia. O S3 é o modo mais usado (determinado pelo fabricante de hardware do seu PC) quando coloca o PC em suspensão.

498P9Z

Entretanto S4 é o estado de hibernação. Assim o seu PC guarda o conteúdo da sua memória num ficheiro de hibernação no disco rígido e depois desliga-o. Quando acorda o PC ele lê o ficheiro de hibernação e restaura os seus programas e ficheiros abertos a partir do disco rígido. S5 é o estado “soft off”. Neste estado, o seu PC está completamente desligado. É o mesmo que se tivesse premido o botão para desligar o seu PC.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.