Cuidado! Não carregue neste botão do seu Router Wi-Fi!

Isto pode parecer estranho para quem tem um router Wi-Fi. Afinal de contas como é que um simples toque num botão do Router Wi-Fi nos pode deixar em perigo? No entanto a má notícia é que isto é mesmo verdade. Apesar de nunca se ter dado muita atenção a isto se carregou num botão que está no router que a sua operadora lhe forneceu pode estar mesmo em perigo. No entanto não se preocupe que já lhe vamos explicar porquê mas fica já o conselho. Não carregue mesmo neste botão do seu router Wi-Fi.

Cuidado! Não carregue neste botão do seu Router Wi-Fi!

Se ainda não adivinhou o botão que o deixa em perigo dá pelo nome de WPS. Na prática, WPS significa “Configuração Protegida por Wi-Fi” ou em Inglês “Wi-Fi Protected Setup”. Na prática representa uma forma mais fácil de ligar os dispositivos ao seu router.

O que é o botão WPS no seu Router? É seguro carregar?

Se já ligou um dispositivo a um router anteriormente, provavelmente já passou por algumas dificuldades. Sobretudo com as palavras-passe. É porque normalmente contêm uma longa série de letras, números e símbolos que necessita de introduzir para usar o router.

Mas afinal o que faz?

O botão WPS pressupõe que, se alguém estiver ao alcance do router, pode adicionar facilmente um dispositivo. Assim em vez de estar a escrever a palavra passe pode carregar no botão e ligar um dispositivo com facilidade.

Ao premir o botão, o router começa a procurar dispositivos compatíveis. Se encontrar algum dispositivo à procura de um router ativado por WPS para se ligar, os dois irão automaticamente emparelhar-se. Se nada se ligar ao router em cerca de dois minutos, o router pára de procurar.

O que é o botão WPS no seu Router? É seguro carregar?

Atenção que nem todos os dispositivos se podem ligar usando WPS. Os dispositivos concebidos antes do WPS ser desenvolvido não se conseguem ligar. Para além disso outros equipamentos mais recentes deixaram cair completamente o suporte do WPS. Normalmente não se sabe se um dispositivo funciona com WPS ou não. Pelo menos de antemão. No entanto se for compatível esta opção vai surgir nas definições.

Onde está o botão WPS no Router?

O botão WPS pode parecer um pouco diferente dependendo do modelo do router. Para alguns modelos, é muito fácil de detetar; basta procurar o botão marcado “WPS”. Deve estar na parte traseira da unidade.

Noutros modelos não tem letras e surge apenas um símbolo semelhante ao da reciclagem universal com duas setas.

O que é o botão WPS no seu Router? É seguro carregar?

Entretanto em alguns equipamentos o botão está de lado.

Como nos ligarmos a uma rede através de WPS?

Infelizmente, nem todos os dispositivos Wi-Fi funcionarão com o WPS. Sistemas antigos ou muito modernos podem não ter esta opção. No entanto a maioria terá.

Depois de selecionar o router a que pretende que o seu dispositivo se ligue, irá pedir-lhe que lhe introduza uma palavra-passe ou que prima o botão WPS.

Se esta última opção aparecer durante a configuração, mantenha a página aberta e prima o botão WPS.

O WPS já desapareceu do Android

Estávamos em 2018 e quem reinava na altura era o Android 9, também conhecido como Android Pie. Foi nessa altura que foi introduzida a opção WPS. Ela era utilizada em conjunto com o botão WPS do router permitindo ligar o smartphone a uma rede Wi-Fi sem colocar uma password. No entanto esta função desapareceu.

O problema de segurança que nos deixa em perigo

O WPS é uma função que dá muito jeito para alguns cenários. Como referi acima, pode dar jeito quando não estamos a conseguir introduzir a password por algum motivo. Mas há outras ocasiões em que pode ter muita importância. Se estivermos em casa de um amigo ou familiar e quisermos estabelecer rapidamente uma ligação basta carregarmos no botão respetivo do router e já temos ligação.

O problema é que na realidade o WPS não é muito seguro. Aliás é por esse motivo que muitos especialistas aconselham a desativar o WPS. Isto sempre que instalamos um novo router ou uma extensão de sinal.

Mas qual a razão para ser tão inseguro?

O router tem um PIN de oito dígitos que temos de introduzir no nosso smartphone Android para nos conseguirmos ligar à rede Wi-Fi. No entanto, o WPS apenas verifica quatro deles. Assim se alguém quiser utilizar uma app para descobrir passwords só vai precisar de analisar 11 mil possibilidades. Ou seja, será muito mais rápido conseguirmos o PIN.

Mas o WPS tem um segundo método para estabelecer ligação. O tal botão no router. Na realidade é mais seguro mas os dispositivos só ficam ligados durante um curto período de tempo. Mas aqui o PIN volta a estar envolvido.

Foi poor esse motivo que o Android acabou com o suporte para o WPS no Android 9.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados