Bose promete cancelamento de ruído activo nos carros

A Bose é uma empresa de audio ‘Premium’, já muito conhecida pelos seus produtos de áudio de alta qualidade! Conseguindo juntar qualidade de som a uma excelente qualidade de construção… E claro, uma tecnologia de cancelamento activo de ruído incrível.

Pois bem, desta vez, a Bose veio apresentar o cancelamento de ruído activo para o mundo automóvel!

Recentemente a Bose veio revelar, a nova tecnologia “QuietComfort“. Afirmando, ser capaz de medir as vibrações do seu veiculo e eliminá-las do seu habitáculo. Salientando que, este tipo de tecnologia de cancelamento de ruído activo irá ter mais procura, à medida que mais e mais carros eléctricos sejam utilizados nas estradas.

Afinal de contas, numa viagem feita em um carro eléctrico”silencioso”, passamos a ouvir novos tipos de ruídos e barulhos que não são perspectiveis num carro a combustão interna!

Não confunda, com os isolamento de ruído, que são no fundo “barreiras” físicas! Ou seja, colocação de mais e melhores materiais de isolamento ou até de certos pneus nos automóveis, que, segundo a Bose, tornam o veículo mais pesado, e com maior consumo.

Curioso com esta nova tecnologia? O video em baixo demonstra como tudo funciona!

A Bose, utiliza a combinação de acelerómetros, e tecnologia patenteada de processamento de sinal em conjunto com microfones e o próprio sistema de audio do veiculo para “electronicamente controlar o som não desejado“.

De acordo com a empresa Bose:

  • “Os acelerómetros montados na estrutura do carro permitem que um algoritmo da Bose, avalie continuamente as vibrações que criam ruído. Esta informação, é utilizada para calcular um sinal de cancelamento acústico, que é entregue através das colunas de áudio do veículo reduzindo o ruído alvo. Os microfones dentro da cabine monitorizam os níveis de ruído residual, permitindo que o sistema adapte o sinal, para um desempenho optimizado em diferentes superfícies de estrada, ajustando-se automaticamente ao longo do tempo conforme o veículo envelhece.”

Interessantemente, a Bose afirma estar a trabalhar em conjunto com as empresas automóveis durante o processo de desenvolvimento desta tecnologia. Com o fim de, instalar a sua tecnologia durante a produção dos veículos.

No entanto, a nova tecnologia “QuietComfort”, segundo a Bose, apenas aparecerá no final de 2021.

Em conclusão, tudo isto é algo muito high-tech… Contudo parece estar longe de estar concluído! Apesar da Bose, ter afirmado o seu nome no mercado com a tecnologia de cancelamento de ruído. Passar de uns auscultadores, para um veiculo não será uma tarefa fácil.


Qual a sua opinião sobre este assunto? Partilhe connosco nos comentários em baixo.

Fonte

Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.