Pensava que depois dos sucessos de Fallout e The Last of Us, ia ser só coisas boas a vir de adaptações de jogos para séries ou filmes? Ora aà temos a primeira prova de que as coisas nem sempre funcionam assim. Borderlands está a ser um profundo e estranho falhanço nos cinemas mundiais.
Borderlands está a ser extremamente mal recebido!
Como assim mal recebido? Bem, apesar do esforço de marketing que podemos ver pelas ruas da capital Lisboeta, e outras grandes cidades em Portugal, a realidade é que o projeto parece estar destinado ao insucesso, com várias reviews a afirmar que quem produziu o filme, não faz ideia daquilo que é um jogo.
A crÃtica que mais gostei, e que mais faz sentido é “alguém fez um resumo daquilo que é Borderlands, em mais ou menos 2 minutos, e pronto, temos um filme.”
Estranho porquê? Pois bem, apesar do facto de Borderlands ter chegado a algumas das plataformas mais conhecidas de análises de filmes com 0%, a realidade é que o projeto até grandes nomes associados, como é o caso de Kevin Hart, Jack Black, Cate Blanchett e Jamie Lee Curtis. Tudo nomes que poderiam “carregar” um filme de forma independente, mas que aqui, apesar de estarem todos juntos, parecem incapazes de fazer algo pelo filme.
Este filme teve uma produção de 100 milhões, e deve ter um valor muito similar para marketing. Ainda assim, vai muito provavelmente ser um dos maiores “fails” da década.
É uma pena, porque esta era a altura indicada para lançar um novo filme, tendo como base uma saga de jogos de sucesso. Mas, como é óbvio, ter um nome famoso associado não chega. É preciso entender o tema, e fazer uma adaptação fiel. Esta deveria ser uma nova lição para Hollywood, mas… Era mesmo necessário outra coisa destas?