Boeing 737 aterra por engano num aeroporto em construção

Aconteceu no passado fim de semana. O piloto do avião de carga de 18 anos, que devia ter aterrado no Aeroporto Simon Mwansa Kapwepwe, acabou por colocar o Boeing 737 no chão no Aeroporto Internacional Copperbelt.

Boeing 737 aterra por engano num aeroporto em construção

Mas há uma grande diferença entre os dois aeroportos. O Aeroporto Simon Mwansa Kapwepwe é um aeroporto internacional. É utilizado pela maioria das companhias aéreas em Ndola. Isto enquanto Copperbelt ainda está em construção. Assim não está atualmente em uso.

Sim, o Boeing 737-800 aterrou num aeroporto ainda em construção. Um vídeo partilhado no Facebook mostrou os trabalhadores perto da pista a gravar tudo com os seus telemóveis porque ninguém espera que um avião apareça do nada.

Boeing 737 aeroporto

Logo a seguir outro avião estava a preparar-se para aterrar no mesmo aeroporto. No entanto, o piloto conseguiu dar a volta no último minuto e aterrou no aeroporto correto.

De acordo com os relatos, o novo aeroporto engana os pilotos devido às pistas orientadas nas mesmas direções que na antiga. Mas, é claro, as comunicações com a torre de controlo de tráfego do aeroporto deviam ter deixado claro que os pilotos sabiam tal e qual onde tocar no chão e por isso vai ser interessante ver como a Ethiopian Airlines explica o que aconteceu.

Pode ver o vídeo aqui.

Os trabalhos no novo aeroporto avançam a um ritmo acelerado, isto devido ao adiamento inicial devido à questão da saúde global. O aeroporto deveria estar pronto em meados de 2020.

A distância entre os dois aeroportos ainda é considerável. Apesar disso e tendo esta visão eles são de facto muito semelhantes.

Boeing 737 aeroporto

Problemas acontecem mas de facto é necessário que as torres de controlo tenham mais atenção para evitar estes problemas. É que felizmente correu tudo bem. No entanto, podia ter corrido tudo muito mal.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também