As TVs OLED estão prestes a tornar-se mais baratas do que nunca no lado da produção. Mas… isso não significa que os consumidores vão sentir logo essa diferença no bolso.
Ou seja, de acordo com algumas novidades vindas dos corredores da indústria, o custo de fabrico destes painéis caiu quase 50% em apenas cinco anos. O que é bom, mas as projeções apontam para reduções ainda maiores em 2026.
A tecnologia vai ficar muito mais acessível, porém, estas poupanças não vão chegar aos bolsos dos consumidores. Ou melhor, possivelmente até vão, mas de forma um pouco tímida.
Metade do preço em cinco anos!
Em 2020, um painel OLED de 65 polegadas da LG Display custava cerca de 1000 dólares. Em 2024, esse valor desceu para 600, e deverá cair abaixo dos 500 dólares até ao final de 2025.
A tecnologia está a amadurecer e a tornar-se mais acessível de produzir.
Isto porque não é apenas nas 65 polegadas que se nota a diferença. Painéis maiores, como os de 77 e 83 polegadas, também estão a ver reduções significativas, algo impensável há apenas alguns anos.
Porque estão a ficar mais baratos?
A LG Display conseguiu reduzir os custos de produção em 30% ao expandir as suas linhas e melhorar a eficiência das fábricas. Em 2026, a empresa pretende baixar ainda mais o custo com uma nova estrutura de circuitos de controlo, um avanço que deve otimizar a montagem e reduzir o desperdício.
Essas melhorias são resultado de anos de investimento em maquinaria, fábricas e formação técnica.
Nem tudo vai chegar ao consumidor…
A má notícia é que essas poupanças não se vão refletir diretamente nos preços de loja. As fabricantes precisam de recuperar os investimentos feitos. Por isso, o foco está em manter as margens altas.
Infelizmente, apenas com concorrência isso poderá mudar ao longo do tempo.
Na prática, isso significa que os preços das TVs OLED podem baixar ligeiramente, mas não espere milagres.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!