Boards ASUS Z490 não têm suporte PCIe 4.0! Mas isto interessa?

Caso não saiba, a grande maioria das motherboards Intel Z490 já trazem suporte ao standard PCIe 4.0, sendo algo que marcas como a Gigabyte, MSI e ASRock fizeram mesmo questão de implementar.  No entanto, os atuais processadores Intel Core 10000 (Comet Lake-S) ainda não trazem suporte à tecnologia… É algo que deverá ficar reservado para a próxima geração de processadores Intel Core 11000 (Rocket Lake-S). Ou seja, as motherboards Intel Z490 trazem suporte ao standard PCIe 4.0 a pensar na próxima geração de CPUs… O que não faz qualquer sentido!

Mas vamos por partes! É que como deve ter reparado, a ASUS não foi mencionada no texto em cima. Com vários meios e utilizadores confusos, e até a criticar a marca.



Boards ASUS Z490 não têm suporte PCIe 4.0. Mas isto interessa?

ASUS PCIe 4.0 Z490

Portanto, caso não saiba, a Intel não tinha quaisquer planos para implementação do standard PCIe 4.0 nas motherboards Z490. No entanto, em reuniões com as parceiras (como a Gigabyte e MSI), a gigante dos processadores decidiu permitir o suporte, se estas quisessem mesmo implementar o hardware necessário. (Um suporte que apenas será útil no fim do ano, ou início de 2021, com a chegada dos Rocket Lake-S).



Assim, a Gigabyte, MSI e ASRock decidiram mesmo implementar suporte à tecnologia… No entanto, parece que a ASUS não recebeu o ‘memo’!

Ou seja, muito resumidamente, as ‘negociações’ para a implementação da tecnologia com as parceiras tiveram início depois da ASUS começar as etapas de desenvolvimento das suas motherboards.

Em suma, apesar da ASUS ter feito alguns ‘tweaks’ e testes para garantir algum suporte ao ‘standard’ PCIe 4.0, a verdade é que as suas motherboards Z490 não têm o hardware necessário para assegurar o suporte total. Apenas as topo de gama ROG Maxumius XII Hero e ROG Maximus XII Extreme têm todo o equipamento necessário.

Mas será que isto é assim tão importante? 

ASUS PCIe 4.0 Z490

Na minha opinião, apesar das muitas notícias que têm circulado na Internet a ‘criticar’ a ASUS. Esta implementação nunca fez qualquer sentido! Quem é que vai mudar de processador em 6 meses ou menos? Não fará mais sentido fazer ‘skip’ aos processadores Intel Core 10000 para apostar na nova geraçao que não só traz uma arquitetura completamente nova, como também suporte nativo a todas estas tecnologias? Uma nova geração que também deverá acompanhada pela sua própria família de motherboards, claro está.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Utilizadores não sabem que vem aí uma nova versão do Windows!

Tem-se falado muito do lançamento do Windows 11 cujo lançamento está marcado para o próximo dia 5 de Outubro de 2021. Mas e se...

FIFA 22 com erro gravíssimo no Sporting e adeptos não perdoam

O FIFA 22 é sem dúvida nenhuma um dos jogos mais esperados dos últimos tempos. Sendo que apesar de alguns jogadores dizerem que os...

USB Type-C 2.1 chegou! Conhece as melhorias?

USB Type-C 2.1 chegou! - As velocidades de transferência estão a aumentar, bem como a velocidade dos carregamentos, por isso, o standard que rege...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!