O desejo de proteger o ambiente e a oportunidade de poupar muito dinheiro estão atualmente a levar muitas pessoas a optar por opções de energia alternativa. Mais concretamente, a aposta está na captura de energia solar, sem em pequena, ou média escala.
Soluções que abrem a possibilidade de utilizar um sistema de armazenamento de energia em movimento. Quer seja para acampar, numa carrinha ou como fonte de energia de emergência doméstica. Uma vez que as centrais eléctricas estão agora disponíveis numa grande variedade de tamanhos, as aplicações são igualmente diversas.
É para isso que a Bluetti vai lançar a AC180, uma nova peça de tecnologia está a chegar em breve, para armazenar energia, e depois a aproveitar para alimentar outros aparelhos eletrónicos.
O Bluetti AC180 ataca o EcoFlow Delta 2
No campo da captura de energias renováveis, a Bluetti é, sem dúvida, uma das fabricantes mais populares, e que mais tem crescido no mercado. A empresa concentrou-se inicialmente em unidades de armazenamento de energia de formato bastante grande, que supostamente servem como uma pura reserva para o abastecimento doméstico de energia.
No nosso teste à Bluetti EB3A, descobrimos que a empresa também pode pontuar no formato pequeno. Agora, com o Bluetti AC180, temos algo um pouco mais ‘Pro’, por assim dizer, que é suposto fornecer-lhe energia tanto no acampamento como no caso de uma falha de energia em casa. Uma potência constante de 1.800 watts e uma potência máxima de 2.700 watts faz lembrar provavelmente o concorrente mais feroz na forma do EcoFlow Delta 2 (teste).
A Bluetti está ciente disto, e é por isso que o fabricante oferece uns bons 100 Wh mais do que a concorrência do EcoFlow com 1.152 Wh.
Central eléctrica para o deserto e o lar
Graças ao pico de alta potência, também não deve ser um problema funcionar uma vez que os guzzlers de energia como um secador de cabelo ou uma chaleira com a energia necessária. Se a Bluetti tem o seu caminho, a central eléctrica móvel também deve poder ser utilizada nos pampas distantes de qualquer civilização sem qualquer problema. As viagens espontâneas não são um problema graças à função de carga rápida. Deve ser possível carregar a central eléctrica de 0 a 80 por cento em apenas 45 minutos. A potência de carga de 1.440 watts torna isto possível. Aqui, o Delta 2 volta a desenhar a palha curta com 1.200 watts.
Bluetti AC180
Nas suas próprias quatro paredes, o Bluetti AC180 também serve como alimentação de emergência óptima graças à UPS. Se alguma vez ocorrer uma falha de energia, a central eléctrica regista imediatamente esta situação e começa imediatamente a fornecer energia aos dispositivos ligados. De acordo com a Bluetti, isto deve ter lugar com um atraso de apenas 20 ms. Isto é particularmente importante no caso do frigorífico, pois caso contrário os alimentos poderiam estragar-se. Além disso, a Bluetti confia na moderna tecnologia de bateria LiFePO4. Isto não só oferece mais segurança do que a tecnologia de iões de lítio, como também é mais durável. Não sem razão a Bluetti dá uma garantia surpreendentemente longa de 5 anos.
A Bluetti AC180 concentra-se no conforto do utilizador
Se estiver familiarizado com a frente típica da série AC da Bluetti, notará as alterações no visor. De acordo com o fabricante, o ecrã de 1,7 polegadas tem uma fonte maior. Isto facilita a leitura de informações importantes sobre o estado da bateria, bem como a potência de saída e entrada. A Bluetti parece ter respondido a críticas de utilizadores mais antigos em particular. Na prática, isto deve definitivamente proporcionar mais conforto operacional graças a uma melhor legibilidade. Falando de conforto. A central eléctrica também é suposto ser amigável para os ouvidos. O chamado modo de carregamento silencioso é suposto assegurar um carregamento quase silencioso.
Naturalmente, o AC180 também deve poder ser utilizado com a aplicação interna Bluetti. Aqui, a central eléctrica não pode ser apenas monitorizada. Além disso, é possível fazer várias configurações aqui. Por exemplo, o modo de funcionamento da central eléctrica pode ser regulado aqui. Isto inclui também a velocidade de carregamento. Isto é particularmente interessante do ponto de vista da longevidade. Afinal, a função de carga rápida pode poupar tempo, mas também significa um certo esforço para as células da bateria. É possível regular o tempo de carga na aplicação para carregar mais suavemente. Além disso, é possível transferir actualizações sobre o ar para uma central eléctrica aqui.
Melhor ainda com o sistema PV420 correspondente
Se quiser utilizar o Bluetti AC180 como fonte de alimentação durante uma estadia mais longa no deserto, normalmente não pode aceder a uma tomada eléctrica para o recarregar. Isto torna uma unidade fotovoltaica adequada como a Bluetti PV420 ainda mais prática. Com isto pode produzir electricidade verde, que é armazenada na central eléctrica sem mais demoras. A Bluetti sublinha que o PV420 é a unidade fotovoltaica mais potente que o fabricante alguma vez produziu. Um orgulhoso 400 watts de potência fala por si e assegura que o AC180 também pode ser rapidamente carregado com energia solar pura.
Uma vez que a utilização do Bluetti PV420 vale particularmente a pena na área exterior, o fabricante também depende aqui de um processamento resistente. As células solares monocristalinas e o ETFE multicamadas não só asseguram uma melhor transmissão de luz e uma maior eficiência na conversão da energia solar em electricidade. Além disso, a Bluetti promete aqui uma vida útil mais longa. Graças à certificação IP65, o sistema fotovoltaico em formato portátil também garante protecção contra a entrada prejudicial de água ou sujidade. Isto significa que mesmo um chuveiro de chuva não é um problema quando utilizado no parque de campismo.
Como estamos habituados aos painéis solares da Bluetti, o PV420 também depende de um suporte prático, o que facilita a sua instalação e ajuste à posição do sol.
Com a ajuda da pega de transporte, pode facilmente transportá-lo para o seu respectivo local de utilização. O formato compacto e dobrável garante que o pode guardar facilmente na sua carrinha ou em casa. Em termos de compatibilidade, o PV420 não só se deve dar muito bem com o Bluetti AC180. De acordo com o fabricante, o sistema deve também suportar as outras centrais eléctricas da Bluetti. Mesmo dispositivos de terceiros com uma porta MC4 adequada devem ser capazes de a utilizar.
Preço e Disponibilidade
Segundo James Ray, director de marketing da Bluetti, a empresa tentou combinar “portabilidade, desempenho e relação custo eficácia” com o AC180 da Bluetti. Pelo menos os dois primeiros pontos parecem funcionar, se os dados técnicos declarados corresponderem à realidade. Só podemos dizer algo sobre a relação custo eficácia quando conhecemos o preço final. Ainda é incerto no momento em que a RRP a Powerstation será lançada. Contudo, assumimos que estará na mesma faixa de preço que o EcoFlow Delta 2 e, portanto, deverá custar cerca de 1.000 Euros.
Teremos a certeza no início de Maio de 2023, o mais tardar. É nessa altura que o AC180 será lançado. O Bluetti PV420 correspondente, por outro lado, já está disponível agora. Pode assegurar o painel solar prático entre 12 e 29 de Março de 2023 por 899,00 euros em vez do MSRP de 1.099,00 euros.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!