Bluetooth 5 já pode ser integrado em smartphones: mais rápido, mais funcional, mais alcance


Por em

O Bluetooth Interest Group anunciou oficialmente a adopção da plataforma Bluetooth 5 e tornou-a disponível para incorporação em dispositivos móveis ou não por parte dos fabricantes interessados. As alterações são de monta.

O padrão Bluetooth 4.2 corria o risco de se tornar rapidamente desinteressante para os utilizadores actuais, que esperam velocidade, eficácia e alcance nas suas comunicações, e que cada vez mais as têm ao seu dispor. Por comparação, mesmo o Bluetooth 4.2 começava já a mostrar vulnerabilidades na transmissão de dados de alta densidade com velocidade e alcance úteis.

Portanto, o Bluetooth 5 duplica a velocidade de transmissão de dados da versão anterior, tornando mais eficaz a transmissão de conteúdos pesados entre dispositivos, e streaming de multimédia, inclusivamente com cobertura completa do lar, graças a um alcance 4X superior. Isto significa a possibilidade de dispositivos afastados por distâncias consideráveis, até 240 metros, podem trocar informações entre si via Blueetooth, abrindo portas a aplicações ao nível de edifícios inteiros com infraestruturas contidas.

Ao mesmo tempo, a capacidade de transmissão de dados passa para 50Mbit/s, face aos 25Mbit/s do padrão 4.0, autorizando experiências multimédia melhoradas e áudio de melhor qualidade agora que muitas marcas abdicam do jack 3,5mm.

Amplamente focado na Internet of Things (IoT), o Bluetooth 5 contém ainda inúmeros refinamentos para se tornar menos propenso a interferência por parte de outras tecnologias sem fios e adiciona informação extra, como posições relativas de dispositivos, para mais facilmente criar ecossistemas.

Quanto à chegada do Bluetooth 5 ao mercado, espera-se que os primeiros dispositivos sejam anunciados dentro dos próximos 2 a 6 meses, o que significará uma excelente oportunidade já na CES de Las Vegas ou no Mobile World Congress de Barcelona.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Snapdragon 835 chega a PCs Windows em 2017. E agora, Intel? 

LG G6 será à prova de água e não terá construção integral de vidro

Seguinte