Pela primeira vez desde Outubro, os feature updates do Windows 10 já não estão a ser bloqueados para a maioria dos utilizadores. Assim, quem ficou preso na versão 1909 do Windows e não só, pode atualizar para o Windows 10 versão 2004 e 20H2, lançados em Maio de 2020 e Outubro de 2020. É sem dúvida uma boa notícia o fim do bloqueio nos updates do Windows 10.
Microsoft acaba com o bloqueio nos updates do Windows 10
Como referi acima chegaram ao fim os bloqueios para todos aqueles que querem atualizar para o Windows 10 versão 2004 e 20H2. Mas isto vai beneficiar também as pessoas que querem deitar a mão ao update de Maio de 2021. Lembro que esta versão vai começar a ser disponibilizada em breve.
Esta notícia não podia chegar em melhor altura. É que no final de Maio de 2021 é o fim de vida para o Windows 10 versão 1909, também conhecido como update de Novembro de 2019.
Seja como for se ainda está a correr o Windows 10 versão 1909, 1903 ou outra mais antiga, já deve ter dado conta de uma nova mensagem no ambiente de trabalho. Revela que a versão do Windows 10 vai deixar de ser suportada em breve.
De acordo com a Microsoft, o suporte para o Windows 10 versão 1909 termina a 11 de Maio de 2021. Assim e faltando pouco tempo os avisos são mais frequentes.
A mensagem que vai aparecendo e que fala do update para uma versão mais recente pode ser escondida. No entanto, vai voltar a aparecer enquanto não atualizar.
Quando isto acontece há duas situações. Ou as pessoas podem fazer o update e têm mesmo de o fazer, ou então ainda não podem e são informadas sobre isso. É que durante um tempo o update de Maio de 2020 e de Outubro estiveram bloqueados. Agora já estão disponíveis para quase todos. Ainda assim há máquinas que não têm direito. Se for esse o maso a Microsoft avisa. Refere que o Windows 2020 está a caminho e quando o PC estiver pronto para o receber ele será disponibilizado como refere o site Windows Latest.
Entretanto saiba que se não vir a opção para instalar o update, ou se estiver a ter dificuldades em fazê-lo pode sempre fazer o processo de forma manual.
Quer dar uma nova vida ao seu PC e começar tudo do zero com uma nova versão?
Neste caso descarregue a versão completa do sistema operativo.
Lembro que uma imagem ISO é uma cópia setor a setor do DVD do Windows disponibilizada num único ficheiro. O tal ISO. Dito isto, é possível gravar esse ficheiro ISO para outro DVD, criar um pen drive de arranque ou extrair os ficheiros com um aplicação como o 7-Zip.
As imagens ISO são úteis, pois permitem a criação de uma imagem segura e fidedigna do Windows 10. Para além disso e se for mais especialista nestas andanças também pode usá-las para criar máquinas virtuais do Windows 10 usando Hyper-V, VirtualBox ou VMware.
A Microsoft recomenda usar a ferramenta de criação de multimédia do Windows 10 (MCT) para descarregar a imagem ISO mais recente ou criar uma pendrive. Mas há outro método, sendo que vamos falar dos dois.
Utilizar a Media Creation Tool para criar uma imagem
Em primeiro lugar visite esta página e carregue onde diz Faça o download da ferramenta agora.
Depois o ficheiro MediaCreationTool20H2 será descarregado. Quando o processo estiver concluído execute-o.
Assim que executar a aplicação terá de aguardar um pouco enquanto são feitos alguns ajustes.
Depois na próxima janela clique em aceitar
Depois vai surgir uma nova janela a dizer a preparar algumas coisas. Terá de aguardar um pouco.
Na nova janela que surgir deve escolher a opção Criar suporte de dados de instalação como mostra a imagem abaixo.
Agora na próxima janela há algumas opções a fazer ou então não. Se está a criar uma versão do Windows 10 para o seu PC então não mexa em nada e clique em Seguinte. Se por outro lado quer ajudar um amigo com problemas e necessita de outra arquitetura ou edição deverá tirar o visto de Utilize as opções recomendadas para este PC. Logo a seguir pode indicar o idioma, edição e arquitetura.
Logo a seguir perguntam o que quer fazer. O objetivo deste tutorial é dizer-lhe como pode descarregar uma imagem ISO. Assim logicamente deveria escolher a opção Ficheiro ISO. No entanto se tiver aflito e necessitar mesmo de criar já um Pen drive de arranque escolha a primeira opção.
E pronto agora o Windows 10 será descarregado e no final vai obter ou a imagem ISO numa pasta ou a pendrive.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!