Bloqueio da pirataria em Portugal? Há planos para isso!

Caso não esteja por dentro da situação, é importante ficar a saber que o PS (Partido Socialista) tem planos para bloquear a pirataria através do endereço IP dos utilizadores. Uma solução um pouco desfasada da realidade, que entretanto já vamos explicar porquê.

Similarmente, o PCP decidiu propor a criação de um fundo para quem aceite a cópia e partilha de obras na Internet. Outra solução que infelizmente não faz muito sentido, e que nos faz levantar a questão… Os nossos governantes sabem como é que a Internet funciona?



Bloqueio da pirataria em Portugal? Há planos para isso!

pirataria em Portugal

Portanto, a assembleia da república teve recentemente dois projetos de lei em cima da mesa, de forma a tentar ultrapassar os problemas gerados pela pirataria de música, filmes, jogos e livros. Um fenómeno muito antigo, e claro, muito difícil de controlar. Aliás, um deles até já foi aprovado durante o dia de ontem, o do PS (Bloqueio de IPs), enquanto o do PCP acabou por ser chumbado, por na verdade, ser uma ideia utópica.

Dito tudo isto, segundo a proposta do PS, os bloqueios deverão ser solicitados pela IGAC aos operadores de telecomunicações (ISPs). Que por sua vez terão de os executar nas 48 horas seguintes.

É importante salientar que esta aprovação é apenas a primeira fase de todo o processo, com vários debates agendados para os próximos tempos. Ou seja, é muito provável que o projeto de lei seja bastante modificado ao longo do tempo. Esperemos nós, com uma solução que faça mais sentido.

Faz sentido tentar bloquear a pirataria em 2021?

É inegável que o número de fãs da pirataria reduziu significativamente ao longo dos últimos anos. Tudo devido ao facto de termos muito conteúdo disponível em plataformas gratuitas, ou com preços de subscrição baixos. Por exemplo, é muito raro encontrar alguém que ainda faça o download ilegal de música, devido à presença e completo domínio de mercado do Spotify.

Entretanto, no mundo das séries e filmes, temos a Netflix a dominar o streaming, com uma biblioteca fenomenal de conteúdo! Mas aqui, as coisas são um pouco diferentes.

Afinal de contas, com o aumento da rivalidade no mundo do streaming, é possível que a pirataria comece a voltar. Afinal de contas, o conteúdo que antigamente poderia ver em uma única plataforma (Netflix) está agora dividido em 4 ou 5 sistemas de streaming como o Disney+, HBO, Peacock, etc… Todas elas pagas!

Muito resumidamente, os utilizadores não vão pagar 4 ou 5 serviços, nem vão andar a saltar de plataforma em plataforma todos os meses para ver as suas séries favoritas. As coisas estão a ficar mais caras e menos práticas. Por isso, é inevitável que a Pirataria de conteúdo multimédia volte.

Qual é a razão para dizer que os nossos governantes estão desfasados da realidade? 

É simples, o bloqueio de IPs não é uma solução para o problema, devido ao facto de a grande maioria dos utilizadores saber o que está a fazer. Estamos obviamente a falar do uso de VPNs ou serviços similares.

Além do mais, a pirataria nunca vai acabar!

O fenómeno da pirataria nunca irá ‘morrer’, apenas poderá ficar menos grave. Mas para isso, o mercado tem de se adaptar e oferecer bons produtos a preços competitivos, e não dividir todo o conteúdo por 5, 6 ou 7 plataformas diferentes.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Placas gráficas novas em 2021? RTX 3080 Super já apareceu!

Na opinião de muitos especialistas, faz ZERO sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando a atual continua tão rara e tão cara....

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Pokémon UNITE acaba de chegar ao Android e iOS!

Hoje é um grande dia para os fãs de Pokémon que andam sempre com um smartphone pela mão. É que o novo jogo Pokémon...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!