Windows 11: bloco de notas ganha verificação ortográfica!

O Bloco de Notas da Microsoft sofreu muitas alterações para se manter relevante no Windows 11. Mas apesar de ser um editor de texto, faltava-lhe uma funcionalidade básica: a verificação ortográfica. O Microsoft Word tem uma funcionalidade de verificação ortográfica há anos, mas não o velho e fiável Bloco de notas. Após comentários, a Microsoft lançou finalmente uma atualização para o Bloco de notas que inclui uma funcionalidade de verificação ortográfica.

Windows 11: bloco de notas ganha verificação ortográfica!

Quem testa as últimas versões do Windows 11 e estiver no canal Canary ou Dev recebe a atualização através da Microsoft Store para o Notepad versão 11.2402.18.0. Depois de instalar a atualização, a funcionalidade de verificação ortográfica ficará disponível.

Não é necessário configurar nada nas definições da aplicação para ativar a funcionalidade de verificação ortográfica. Está ativa por defeito e destacará todos os seus erros de escrita em tempo real. Além disso, também adiciona uma funcionalidade de correção automática para corrigir erros ortográficos.

bloco de notas verificação ortográfica
Fonte: WindowsLatest.com

Todas as outras funcionalidades triviais, como sugestões ortográficas para um erro, também estão disponíveis. Pode premir o atalho Shift + F10 para abrir sugestões para uma palavra mal escrita ou passar o cursor sobre a palavra.

Também é possível adicionar palavras sinalizadas incorretamente ao dicionário. A Microsoft destacou na sua publicação no blogue que a verificação ortográfica suporta vários idiomas.

- Advertisement -
Fonte: WindowsLatest.com

Por defeito, a funcionalidade de verificação ortográfica funciona com ficheiros de texto e está descativada para ficheiros relacionados com a codificação e ficheiros de registo. Se pretender ativar a verificação ortográfica nestes ficheiros (para encontrar erros na secção de comentários do código ou noutros trechos de texto), pode fazê-lo utilizando as definições do Bloco de notas.

Lembre-se de que a funcionalidade ainda em implementação e poderá recebê-la mais tarde.

Entretanto o Notepad recebeu recentemente a funcionalidade de Explicação com o Copilot no canal de preview. A Microsoft também está a testar uma funcionalidade do Cocreartor para o ajudar a escrever.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.