Bloco de notas do Windows tem novidades mas tenha cuidado!

O Bloco de notas do Windows acabou de receber uma atualização que adiciona um corretor ortográfico e suporte para correção automática. A atualização não representa uma nova vida para a aplicação, mas aproxima-a do milénio atual. O Notepad tem cerca de 41 anos e está praticamente na mesma versão de quando chegou. Muitos argumentam que isso é bom, uma vez que o Bloco de notas “faz o que diz” e não tenta ser outra coisa.

Bloco de notas do Windows tem novidades mas tenha cuidado!

As novas funcionalidades funcionam como seria de esperar. Isto com o corretor ortográfico a mostrar uma linha vermelha por baixo de uma palavra mal escrita. A correção automática altera automaticamente uma palavra se considerar que escreveu mal ou que introduziu uma gralha. Se utilizar o Bloco de notas para código ou texto que corra o risco de ser corrigido automaticamente, deve desativar a funcionalidade. O Bloco de notas activou a verificação ortográfica e a correção automática por defeito após uma atualização recente, mas pode desactivá-las através das definições da aplicação.

A Microsoft não fez um anúncio formal das novidades. No entanto, a verificação ortográfica e a autocorreção foram detectadas pelo site WindowsLatest. Desde aí algumas pessoas repararam que a atualização chegou e a correção automática e a verificação ortográfica ficaram activadas por defeito.

O Bloco de Notas existe há mais de quatro décadas e sobreviveu sempre sem suporte para autocorreção ou verificação ortográfica.

Bloco de notas do Windows

Entretanto a Microsoft tem sido bastante conservadora no desenvolvimento do Bloco de notas ao longo dos anos. Trata-se de um editor de texto simples, concebido para ser simples e direto. Lembro que o Bloco de Notas não ganhou um contador de caracteres até ao ano passado. A aplicação recebeu novidades durante a mudança do Windows 10 para o Windows 11, incluindo zoom de texto, localizar e substituir e não só. A aplicação também ganhou uma interface com separadores em 2018. Mas, de um modo geral, o Bloco de notas oferece a mesma experiência que promete há anos. Agora ficou um pouco melhor.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados