O caso de Black Myth Wukong é curioso, porque é daqueles que cheira a exclusividade temporária por todo o lado, mesmo que ninguém o queira admitir.
O jogo foi anunciado originalmente para PS5 e Xbox Series X|S, mas acabou por ser lançado apenas na consola da Sony (e no PC), com a promessa vaga de que a versão Xbox chegaria um pouco mais tarde. O que significa esse “mais tarde”? Bem, acabou por significar um ano depois.
Black Myth Wukong chega finalmente à Xbox… 1 ano depois!
É oficial: Black Myth Wukong chega à Xbox Series X|S no dia 20 de agosto de 2025, precisamente um ano após a estreia original na PS5 e PC.
Desta forma, pode-se negar o que se quiser, mas este tipo de intervalo bate certo com o clássico modelo de exclusividade temporária que a Sony gosta de adotar. Aliás, a própria Microsoft chegou a dizer que havia um acordo em vigor. Entretanto, a Game Science (estúdio responsável) desmentiu tudo. Mas os factos falam por si.
Em termos técnicos, a Game Science diz que a adaptação à Xbox foi “tudo menos fácil”, culpando as limitações de memória da Xbox Series S como um dos principais entraves para o lançamento do jogo. Mesmo assim, custa a engolir que um estúdio que criou um dos jogos mais elogiados de 2024 tenha demorado um ano inteiro por pura dificuldade técnica. Ainda por cima, sem grandes atualizações ou DLCs lançados entretanto.
A questão agora é: vai vender bem na Xbox? Passado um ano, sem conteúdo novo, e com um lançamento para PC, não acredito que seja um tremendo sucesso. Mas é obviamente dar as boas vindas ao projeto.
Fica por esclarecer o que aconteceu nos bastidores, mas uma coisa parece clara: a exclusividade não foi oficial, mas foi real.