Black Friday: é melhor comprar o Galaxy S10e ou o Galaxy S9?


Por em

A gama S10 tem-se revelado um verdadeiro sucesso. De facto, os números de vendas estão bastante bons com três modelos à escolha do utilizador. Quem quiser gastar mais e ter acesso a tudo o que tem direito então aposta no S10 Plus. Por outro lado, quem procurar algo no meio, então vai ficar satisfeito com o S10. Por outro lado, o S10e que se assume como o modelo mais económico tenta representar a melhor relação qualidade/preço. Agora que estamos a chegar à Black Friday e se tiver de comprar um smartphone, qual seria a melhor opção? Agora que o Galaxy S9 ou o S10e estão praticamente ao mesmo preço, como podem ver aqui e aqui, qual será a melhor opção?

Black Friday: é melhor comprar o Galaxy S10e ou o Galaxy S9?

Para responder a esta questão vamos começar por olhar para as especificações. Ao adquirirmos o Galaxy S10e levamos para casa um novo processador, 6GB de memória e uma capacidade de armazenamento de 128GB. Claro que pode não ser algo estrondoso se compararmos com as especificações do S9. Ainda assim, com o tempo a passar, as diferenças vão-se fazer sentir. Cada vez necessitamos de mais espaço de armazenamento e também de mais memória. É que a evolução e melhoria das apps chega sempre com um preço.

Para além disso pequenas melhorias no processador, além de uma bateria um pouco maior e um ecrã com resolução mais baixa, também garantem um duração da bateria um pouco maior.

Outra coisa importante está relacionada com o software e mais concretamente com as atualizações do sistema operativo. É que como deve imaginar o Galaxy S10e terá mais uma ano extra de atualizações comparativamente ao Galaxy S9.

À espera do Android 10 para o Galaxy
Galaxy S9

As restantes diferenças podem ser encontradas nas câmaras. A câmara traseira principal está inalterada em relação ao Galaxy S9. No entanto, é o resto que torna o S10e mais interessante. Assim, temos uma nova câmara ultra-angular com um campo de visão único. Além disso temos também um novo sensor frontal, com uma resolução mais alta, que garante selfies excelentes. Isto apesar do S9 também ser muito bom neste campo.

Samsung Galaxy S10 Lite:

Agora que já referimos alguns pormenores chegamos a um ponto em que o seu gosto é que decide. É que o Galaxy S10e tem um ecrã plano em vez de um curvo como o Galaxy S9. Há pessoas que adoram ecrãs curvos. Depois há outras que detestam. Mais uma vez como referi é tudo uma questão de gosto pessoal.

As maiores vantagens do Galaxy S9

Olhando para o design, o Galaxy S9 continua a ser um smartphone moderno e com muita capacidade. De facto, podemos dizer que a experiência de utilização, propriamente dita, é praticamente a mesma que encontramos no novo S10e.

A experiência principal do Galaxy S9 é efetivamente a mesma do novo S10e.

Galaxy S10e ou
Galaxy S10e

O ecrã também é praticamente o mesmo e até tem uma resolução mais alta do que aquela que encontramos no S10e. De resto, outros componentes de hardware, a saída para auscultadores, o slot para cartões microSD, os altifalantes e a velocidade de carregamento com fios são iguais.

Em termos de tamanho, os dois smartphones são basicamente os mesmos. Existem diferenças subtis nas dimensões e o ecrã curvo contribui para isso. Mas se quiser um smartphone compacto, o Galaxy S9 e o S10e são excelentes para si.

Mas afinal qual é mesmo o melhor? 

Bem, o Galaxy S10e é simplesmente um equipamento melhor do que o Galaxy S9, e se pretende manter o seu equipamento durante um longo tempo, talvez deva apostar no modelo mais recente. Ou seja, a menos que apareça uma oportunidade estrondosa para adquirir o S9 realmente muito barato, ou como recondicionado, fique-se pelo S10e que fica muito bem servido!

Leia também:

 

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Cuidado! Existe uma atualização falsa do Windows 10 na Internet

Já tenho um Chromecast! Posso usar o Google Stadia?

Seguinte