Baterias perdem carga sem as utilizarmos. Sabe porquĂȘ?

Carregamos qualquer equipamento que tenha bateria atĂ© aos 100%. Depois colocamo-lo na gaveta e nĂŁo nos lembramos mais dele. Da prĂłxima vez que necessitarmos dele a bateria jĂĄ estarĂĄ descarregada. É estranho nĂŁo Ă©? É que na prĂĄtica as baterias perdem carga mesmo sem as utilizarmos. Sabe o motivo?

Baterias perdem carga sem as utilizarmos. Sabe porquĂȘ?

A energia não gosta de ficar no mesmo lugar. Assim move-se para alcançar o equilíbrio. Tome o exemplo simples de aquecer e arrefecer a sua casa. No Inverno, deve adicionar continuamente calor à medida que a sua casa liberta energia térmica num ambiente mais fresco. E no Verão, deve remover continuamente o calor, lutando contra a energia que se encontra fora da sua casa.

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Embora as tomemos como garantidas, as baterias sĂŁo um pequeno milagre tecnolĂłgico. Com as baterias, conseguimos, improvavelmente, criar um sistema onde podemos armazenar temporariamente energia elĂ©ctrica num recipiente compacto e aceder a ela a pedido – e, na sua maioria, ela fica guardada sem escapar para o ambiente. No entanto hĂĄ uma questĂŁo importante!

Mesmo quando o seu aparelho estå completamente desligado ou a bateria estå totalmente desligada, como é o caso das baterias de ferramentas eléctricas removidas da ferramenta, não estå verdadeiramente desligada a um nível atómico. A reacção química dentro da bateria continua, embora de uma forma muito mais moderada do que quando estasmos realmente a usar a bateria.

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Ora esta atividade contĂ­nua de baixo nĂ­vel dentro da bateria esgota lentamente a energia armazenada. Chama-se auto-descarga. Ou seja, Ă© uma descarga elĂ©ctrica que ocorre na ausĂȘncia de uma carga externa colocada sobre a bateria e Ă© inevitĂĄvel.

Nem todas as baterias sĂŁo iguais

Se prestou atenção ao tipo de baterias que os diferentes aparelhos usam e Ă  frequĂȘncia com que elas parecem acabar quando ficam fora do carregador durante demasiado tempo, Ă© provĂĄvel que tenha reparado que nem todas as baterias sĂŁo iguais.

Assim embora todas sofram do problema da auto-descarga como um efeito secundĂĄrio fundamental do seu design o ritmo a que elas descarregam Ă© significativamente diferente.

Por exemplo, as de lĂ­tio perdem cerca de 2 a 3% de energia por mĂȘs enquanto as de Hidreto de NĂ­quel-Metal (NiMH) podem perder entre 25 a 30%.

JĂĄ as de ĂĄcido perdem entre 4 a 6%.

As baterias de iĂ”es de lĂ­tio sĂŁo o tipo de baterias com as quais a maioria de nĂłs tem a experiĂȘncia mais frequente. Este Ă© o tipo de baterias usadas em smartphones, smartwatches, tablets, computadores portĂĄteis, e uma grande variedade de outros produtos electrĂłnicos de consumo. SĂŁo tambĂ©m o tipo de baterias encontradas em veĂ­culos elĂ©ctricos.

Jå as NiMH são raramente utilizadas em electrónica de consumo, mas são frequentemente utilizadas em ferramentas eléctricas, uma vez que custam menos do que as baterias de iÔes de lítio.

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Embora a taxa de auto-descarga seja elevada, existe uma variante de baixa descarga.

Como fazer para as baterias perderem menos carga

NĂŁo pode parar completamente a descarga das baterias, mas pode fazer uma coisa simples para a reduzir: mantĂȘ-las frias.

Quer esteja a tentar manter uma bateria de iÔes de lítio ou NiMH carregada durante mais tempo, faça o seu melhor para manter a bateria fria.

Arrefeça dentro da razão, claro. Não coloque as suas baterias no congelador mas faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar o calor.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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