Carregamos qualquer equipamento que tenha bateria até aos 100%. Depois colocamo-lo na gaveta e não nos lembramos mais dele. Da próxima vez que necessitarmos dele a bateria jå estarå descarregada. à estranho não é? à que na pråtica as baterias perdem carga mesmo sem as utilizarmos. Sabe o motivo?
Baterias perdem carga sem as utilizarmos. Sabe porquĂȘ?
A energia nĂŁo gosta de ficar no mesmo lugar. Assim move-se para alcançar o equilĂbrio. Tome o exemplo simples de aquecer e arrefecer a sua casa. No Inverno, deve adicionar continuamente calor Ă medida que a sua casa liberta energia tĂ©rmica num ambiente mais fresco. E no VerĂŁo, deve remover continuamente o calor, lutando contra a energia que se encontra fora da sua casa.
Embora as tomemos como garantidas, as baterias sĂŁo um pequeno milagre tecnolĂłgico. Com as baterias, conseguimos, improvavelmente, criar um sistema onde podemos armazenar temporariamente energia elĂ©ctrica num recipiente compacto e aceder a ela a pedido – e, na sua maioria, ela fica guardada sem escapar para o ambiente. No entanto hĂĄ uma questĂŁo importante!
Mesmo quando o seu aparelho estĂĄ completamente desligado ou a bateria estĂĄ totalmente desligada, como Ă© o caso das baterias de ferramentas elĂ©ctricas removidas da ferramenta, nĂŁo estĂĄ verdadeiramente desligada a um nĂvel atĂłmico. A reacção quĂmica dentro da bateria continua, embora de uma forma muito mais moderada do que quando estasmos realmente a usar a bateria.
Ora esta atividade contĂnua de baixo nĂvel dentro da bateria esgota lentamente a energia armazenada. Chama-se auto-descarga. Ou seja, Ă© uma descarga elĂ©ctrica que ocorre na ausĂȘncia de uma carga externa colocada sobre a bateria e Ă© inevitĂĄvel.
Nem todas as baterias sĂŁo iguais
Se prestou atenção ao tipo de baterias que os diferentes aparelhos usam e Ă frequĂȘncia com que elas parecem acabar quando ficam fora do carregador durante demasiado tempo, Ă© provĂĄvel que tenha reparado que nem todas as baterias sĂŁo iguais.
Assim embora todas sofram do problema da auto-descarga como um efeito secundĂĄrio fundamental do seu design o ritmo a que elas descarregam Ă© significativamente diferente.
Por exemplo, as de lĂtio perdem cerca de 2 a 3% de energia por mĂȘs enquanto as de Hidreto de NĂquel-Metal (NiMH) podem perder entre 25 a 30%.
JĂĄ as de ĂĄcido perdem entre 4 a 6%.
As baterias de iĂ”es de lĂtio sĂŁo o tipo de baterias com as quais a maioria de nĂłs tem a experiĂȘncia mais frequente. Este Ă© o tipo de baterias usadas em smartphones, smartwatches, tablets, computadores portĂĄteis, e uma grande variedade de outros produtos electrĂłnicos de consumo. SĂŁo tambĂ©m o tipo de baterias encontradas em veĂculos elĂ©ctricos.
JĂĄ as NiMH sĂŁo raramente utilizadas em electrĂłnica de consumo, mas sĂŁo frequentemente utilizadas em ferramentas elĂ©ctricas, uma vez que custam menos do que as baterias de iĂ”es de lĂtio.
Embora a taxa de auto-descarga seja elevada, existe uma variante de baixa descarga.
Como fazer para as baterias perderem menos carga
NĂŁo pode parar completamente a descarga das baterias, mas pode fazer uma coisa simples para a reduzir: mantĂȘ-las frias.
Quer esteja a tentar manter uma bateria de iĂ”es de lĂtio ou NiMH carregada durante mais tempo, faça o seu melhor para manter a bateria fria.
Arrefeça dentro da razão, claro. Não coloque as suas baterias no congelador mas faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar o calor.
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