Inicio Especiais A bateria dos smartphones está a ficar pior ano após ano

A bateria dos smartphones está a ficar pior ano após ano

Bateria dos Smartphones – Os smartphones estão cada vez mais rápidos, inteligentes e poderosos! Muito devido aos SoCs de 7nm, as suas NPUs dedicadas e restantes novas tecnologias na RAM e armazenamento.

No entanto, existe um problema bastante grave no horizonte!

Apesar de termos várias inovações em várias vertentes, a bateria continua a ser um componente com pouca evolução! O que aparentemente começa a afetar a autonomia dos aparelhos de forma negativa.



De acordo com vários testes feitos, a bateria dos telemóveis está a ficar pior de ano para ano… Mas não são só os telemóveis da Apple, visto que os Android não se portam muito melhor.

bateria dos smartphones

Segundo os resultados dos testes, a maioria dos telemóveis lançados em 2018, oferecem menos autonomia por carga, em relação aos seus antecessores!

Por exemplo, o Google Pixel 3 ‘morre’ uma hora e meia antes do Pixel 2. Já o iPhone XS dura menos 21 minutos do que o iPhone X do ano passado… A única excepção é o iPhone XR, que oferece uma autonomia significativamente maior. (Devido ao número muito reduzido de píxeis que precisa de ‘alimentar’, em relação aos rivais claro está.)

No fundo, enquanto que o iPhone XS e iPhone XS Max possuem ecrãs OLED, o aumento de píxeis não contribui para uma melhoria na autonomia da bateria.

bateria dos smartphones

Curiosamente, os telemóveis lançados este ano, contam com uma bateria significativamente maior que os seus antecessores… Mas a bateria piorou substancialmente!

Por exemplo, o iPhone XS Max, que tem a maior bateria de sempre de um smartphone Apple… Tem menos autonomia que o iPhone 8 Plus.

Em paralelo, é um resultado que também contradiz o que a Apple anunciou no evento de lançamento do iPhone XS! Ao dizer que o XS tinha maior autonomia que o modelo do ano passado. Infelizmente, ainda não existe um teste ‘standardizado’ para as baterias dos smartphones…

Por isso, é complicado vir a público dizer que a Apple ou qualquer outra fabricante Android ‘enganou’ os consumidores com estas afirmações.

Aparentemente, as baterias de iões de lítio usadas na maioria dos smartphones, chegaram a um ponto de inflexão…

Em suma, embora as baterias melhorem cerca de 5% ao ano. O consumo de energia está a crescer a um ritmo significativamente maior! O que não deverá melhorar com a chegada das redes 5G já no próximo ano. Porque o consumo de energia irá aumentar bastante devido ao aumento de antenas nos smartphones.



É verdade que a Apple e as várias fabricantes Android como a Samsung e a Huawei, trabalham imenso nas otimizações de energia. No entanto, parece que os esforços não estão a dar vazão ao crescente consumo dos mais recentes aparelhos.

Dito tudo isto, se quiser contar com a melhor autonomia do mercado, o iPhone XR é o que melhor se porta no lado do iOS. Similarmente,  no lado do Android pode contar com o Huawei Mate 20 Pro, ou com o Samsung Galaxy Note 9. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

7 COMENTÁRIOS

Leia também

(Especial) NVIDIA com medo da AMD! RTX 30 esgotadas? É estratégia!

NVIDIA com medo da AMD! RTX 30 esgotadas? É estratégia! - Como deve saber, a conhecida fabricante de placas gráficas foi capaz de impressionar...

Google Play Store: apague agora mesmo estas aplicações!

Entre julho e a segunda semana de setembro, a Google retirou 17 aplicações da Play Store. Isto por estarem infetadas com malware. Primeiro foram...

Ryzen 4000? O salto é tal… Que vamos diretamente para os Ryzen 5000!

Está à espera dos Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3? Temos más notícias... Esse produto não vai existir! Mas calma, porque está na...

La Casa de Papel: Já sabemos qual o destino de “Rio”! Curioso?

La Casa de Papel é sem dúvida nenhuma uma das séries espanholas mais vistas e adoradas em todo o mundo. E apesar da sua...

WhatsApp vai mudar e recebe cinco grande novidades!

Ninguém dispensa o WhatsApp. De facto, é das aplicações mais utilizadas em todo o mundo, e curiosamente, vejo pessoas de todas as idades a...