A bateria dos smartphones está a ficar pior ano após ano

Bateria dos Smartphones – Os smartphones estão cada vez mais rápidos, inteligentes e poderosos! Muito devido aos SoCs de 7nm, as suas NPUs dedicadas e restantes novas tecnologias na RAM e armazenamento.

No entanto, existe um problema bastante grave no horizonte!

Apesar de termos várias inovações em várias vertentes, a bateria continua a ser um componente com pouca evolução! O que aparentemente começa a afetar a autonomia dos aparelhos de forma negativa.



De acordo com vários testes feitos, a bateria dos telemóveis está a ficar pior de ano para ano… Mas não são só os telemóveis da Apple, visto que os Android não se portam muito melhor.

bateria dos smartphones

Segundo os resultados dos testes, a maioria dos telemóveis lançados em 2018, oferecem menos autonomia por carga, em relação aos seus antecessores!

Por exemplo, o Google Pixel 3 ‘morre’ uma hora e meia antes do Pixel 2. Já o iPhone XS dura menos 21 minutos do que o iPhone X do ano passado… A única excepção é o iPhone XR, que oferece uma autonomia significativamente maior. (Devido ao número muito reduzido de píxeis que precisa de ‘alimentar’, em relação aos rivais claro está.)

No fundo, enquanto que o iPhone XS e iPhone XS Max possuem ecrãs OLED, o aumento de píxeis não contribui para uma melhoria na autonomia da bateria.

bateria dos smartphones

Curiosamente, os telemóveis lançados este ano, contam com uma bateria significativamente maior que os seus antecessores… Mas a bateria piorou substancialmente!

Por exemplo, o iPhone XS Max, que tem a maior bateria de sempre de um smartphone Apple… Tem menos autonomia que o iPhone 8 Plus.

Em paralelo, é um resultado que também contradiz o que a Apple anunciou no evento de lançamento do iPhone XS! Ao dizer que o XS tinha maior autonomia que o modelo do ano passado. Infelizmente, ainda não existe um teste ‘standardizado’ para as baterias dos smartphones…

Por isso, é complicado vir a público dizer que a Apple ou qualquer outra fabricante Android ‘enganou’ os consumidores com estas afirmações.

Aparentemente, as baterias de iões de lítio usadas na maioria dos smartphones, chegaram a um ponto de inflexão…

Em suma, embora as baterias melhorem cerca de 5% ao ano. O consumo de energia está a crescer a um ritmo significativamente maior! O que não deverá melhorar com a chegada das redes 5G já no próximo ano. Porque o consumo de energia irá aumentar bastante devido ao aumento de antenas nos smartphones.



É verdade que a Apple e as várias fabricantes Android como a Samsung e a Huawei, trabalham imenso nas otimizações de energia. No entanto, parece que os esforços não estão a dar vazão ao crescente consumo dos mais recentes aparelhos.

Dito tudo isto, se quiser contar com a melhor autonomia do mercado, o iPhone XR é o que melhor se porta no lado do iOS. Similarmente,  no lado do Android pode contar com o Huawei Mate 20 Pro, ou com o Samsung Galaxy Note 9.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Como Implementar o Google Tradutor Sites no seu Website

A globalização digital tornou-se numa realidade incontornável, e a capacidade de comunicar em múltiplas línguas é agora essencial para qualquer presença online. O Google...

Portagens: O seu carro paga mais? Em Portugal não faz sentido!

Como deve saber, a passagem numa portagem implica quase sempre um pagamento, tendo como base os quilómetros percorridos, ao mesmo tempo que também se...

iPhone Low-Cost é uma pedra no sapato do Galaxy S25!

Como já deve ter percebido pelo número de notícias à volta deste assunto, a Apple está mesmo a ultimar os detalhes relativamente ao seu...

O seu Google Maps só vai funcionar bem depois de fazer isto!

A maioria dos utilizadores não dispensa o Google Maps. E isto não acontece apenas nos smartphones Android. De facto, muitas pessoas com um iPhone...

Viagem de carro: Verifique estes itens essenciais antes de partir

Embarcar numa viagem de carro pode ser uma experiência emocionante e memorável. No entanto, antes de partir para a estrada, é fundamental garantir que...

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados