Estes truques fazem a bateria do portátil durar o dobro!

Atualmente, a maioria dos computadores portáteis é alimentada por baterias de iões de lítio. Embora estas baterias possam manter uma carga completa quando são novas, perdem gradualmente essa capacidade ao longo do tempo. É fundamental cuidar bem delas para preservar a sua capacidade de manter a carga máxima durante o máximo de tempo. Assim estes truques fazem a bateria do portátil durar o dobro!

Estes truques fazem a bateria do portátil durar o dobro!

Não carregue o seu computador portátil durante a noite

Embora muitas vezes se acredite que carregar ocasionalmente o computador portátil durante a noite é seguro, só o deve fazer se utilizar um carregador com uma função de encerramento automático que interrompa o carregamento quando a bateria atingir a sua capacidade total. A utilização de um carregador que não tenha esta funcionalidade pode fornecer continuamente energia à bateria, enfraquecendo-a potencialmente e reduzindo o seu tempo de vida útil.

bateria do portátil durar

O carregamento regular durante a noite, mesmo com um carregador genuíno com uma função de encerramento automático, pode acelerar o desgaste da bateria. Por isso, não o deve tornar um hábito.

Carregue o computador portátil numa área bem ventilada

O carregamento da bateria do computador portátil gera calor e, se for efectuado num ambiente quente e mal ventilado, este calor pode acumular-se, levando ao sobreaquecimento da bateria. Este sobreaquecimento pode afetar negativamente a vida útil da bateria. Para evitar esta situação, carregue o computador portátil numa área aberta com fluxo de ar suficiente para dissipar o calor. Pode também colocá-lo num suporte ou incliná-lo ligeiramente.

- Advertisement -

conta da luz poupança portátil, zenbook, asus, Se trabalha em casa veja como reduzir a conta da luz!, bateria do portátil durar

Para além do risco de sobreaquecimento durante o carregamento, vários outros factores podem também contribuir para o sobreaquecimento da bateria e potenciais danos, como deixar o computador portátil num carro quente numa tarde de verão, expô-lo à luz solar direta ou executar processos intensos que façam com que o computador portátil aqueça. Além disso, tentar arrefecer o computador portátil à pressa pode encurtar o seu tempo de vida útil.

Manter a carga entre 20 e 80 por cento

É comum carregar o computador portátil até 100% da sua capacidade total para que dure mais tempo com uma única carga. Além disso, muitos de nós continuamos a utilizar os nossos computadores portáteis mesmo quando o nível de carga desce abaixo dos 10 por cento ou até o portátil se desligar completamente. Na realidade, carregar a bateria do computador portátil até à sua capacidade máxima e utilizá-la com um nível de carga baixo pode encurtar a sua vida útil.

portátil ligado ao carregador

A maioria dos fabricantes aconselha a manutenção do nível de carga entre 20 e 80 por cento para uma saúde óptima da bateria. Assim, deve desligar o carregador quando o nível de carga atingir 80% e voltar a ligá-lo quando descer para 20%. A menos que haja uma necessidade urgente, como durante voos longos ou reuniões prolongadas, deve evitar carregar o portátil a 100%.

Limitar o nível de carga a 80%

Muitos portáteis modernos vêm equipados com uma função de carregamento inteligente que, quando ativada, impede que o processo de carregamento continue quando a bateria atinge o nível de carga de 80%.

O processo para a ativar depende do dispositivo que possui. Se tiver um computador portátil Surface, pode ajustar o limite utilizando a aplicação Surface. Para computadores portáteis Lenovo, utilize a aplicação complementar Lenovo Vantage; para computadores portáteis Asus, utilize a aplicação MyAsus.

Não utilize carregadores incompatíveis

A potência do adaptador de carregamento deve corresponder aos requisitos da bateria do seu computador portátil. Se optar por um carregador de baixa potência, a bateria pode não consumir corrente suficiente, o que pode atrasar o carregamento e afetar a longevidade da bateria. Isto pode também provocar o sobreaquecimento do carregador de baixa potência, danificando potencialmente a bateria do computador portátil.

Reduzir a utilização do computador portátil durante o carregamento

A utilização de um computador portátil ligado à corrente é normalmente considerada segura, uma vez que este retira energia do adaptador CA e utiliza a energia em excesso para carregar a bateria. No entanto, muitos utilizadores não se apercebem de que a utilização prolongada do computador portátil pode provocar o seu sobreaquecimento. Este calor excessivo pode afetar a vida útil da bateria.

Por conseguinte, se o portátil estiver quente, deve evitar utilizá-lo ligado à corrente. Além disso, não mantenha o portátil ligado quando estiver a executar tarefas extensas que sobrecarregam o hardware e geram mais calor. Se o dispositivo tiver uma bateria amovível, a remoção da bateria enquanto o portátil estiver ligado a uma tomada CA pode prolongar a vida útil da bateria.

Reduzir o consumo da bateria do computador portátil

Todas as baterias têm um número limitado de ciclos de carga antes de o seu desempenho e capacidade de retenção de carga diminuírem. Por conseguinte, quanto mais frequente e grosseiramente utilizar a carga da bateria, mais cedo atingirá o limite máximo do ciclo. Para atenuar esta situação, optimize as definições do seu computador portátil para consumir o mínimo de energia da bateria.

portátil

Para otimizar a duração da bateria e prolongar a duração de uma única carga, mantenha o nível de brilho baixo, desligue as aplicações em segundo plano, active o modo de poupança de bateria, evite executar programas intensivos desnecessariamente, mantenha o portátil num ambiente fresco e aumente a utilização do modo de avião.

Não deixe o portátil ligado à corrente o tempo todo

Manter o computador portátil ligado à corrente quando atinge a carga total é uma prática comum para lidar eficazmente com falhas de energia. Embora seja útil, manter a bateria constantemente na capacidade máxima pode ser prejudicial. A Microsoft desaconselha a manutenção do nível de carga a 100% em todas as alturas e recomenda a utilização da funcionalidade de carregamento inteligente.

A abordagem ideal consiste em carregar o computador portátil até ao nível recomendado, desligá-lo, utilizá-lo para trabalhar e colocá-lo a carregar quando o nível da bateria descer para 20 por cento.

Com estes truques vai fazer a bateria do portátil durar o dobro!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.