Bater no comando da TV faz com que este funcione. Porquê?

De certeza absoluta, que durante a sua vida, já deu umas belas palmadas nos comandos das suas TVs, ou outros aparelhos eletrónicos similares. Mas, já parou para pensar bem no assunto? É que verdade seja dita, é algo que acaba por não fazer qualquer sentido… Andar a bater num comando para que este funcione, quase como se estive tivesse medo de nós? É inegavelmente parvo.

Mas lá está, parece algo quase natural, que toda a gente faz… Porque funciona!

Bater no comando da TV faz com que este funcione. Porquê?

dispositivos inteligentes, comando

Portanto, é inegável que nós (seres humanos) temos sempre tendência a dar uma pancada, um estalo, e por vezes, até mesmo um leve pontapé, para tentar que as coisas funcionem normalmente. E o mais incrível, é que no meio da loucura, por vezes, esta estratégia até acaba por funcionar.

Mas vamos analisar bem a situação em mãos, do comando, para perceber o porquê de os açoites funcionarem.

Antes de mais nada, o comando da sua TV tem de fazer três coisas:

  • Perceber que botão foi pressionado, e converter o sinal em sequências binárias.
  • As sequências são posteriormente convertidos para pulsos com informação.
  • Os pulsos são enviados através da tecnologia infravermelha até à sua TV.

Tudo coisinhas que parecem complexas, mas que acontecem em meros microssegundos. Contudo, isto não explica o porquê do comando voltar a funcionar quando leva uma chapada.

Muito resumidamente, a resposta está na fonte de alimentação do comando. Ou seja, na grande maioria dos casos, nas tradicionais pilhas.

Mais concretamente, a resposta está na oxidação entre as pilhas e o ponto onde estas entram em contacto com o comando propriamente dito.

Em suma, por vezes, as pilhas do seu comando não estão totalmente gastas. A camada de oxidação criada ao longo do tempo é que está a criar uma maior resistência à passagem de corrente. Por isso, quando dá uma pancada no comando, as pilhas mexem-se ligeiramente dentro do seu compartimento, e ao se moverem, removem uma parte desta camada. O que claro está, por sua vez, aumenta o fluxo de corrente, e permite que o comando volte a funcionar durante aqueles microssegundos mencionados em cima.

Assim, agora que já sabe o porquê, em vez de andar a dar açoites no comando durante semanas. Talvez seja boa ideia retirar as pilhas e limpar os pontos de contacto. Ou… Sei lá… Quem sabe… Trocar as pilhas!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.