Atenção: as barras de rede do seu telemóvel são um engano!

O smartphone tem vários indicadores que nos relavam o estado de funcionamento de várias coisas. Temos, por exemplo, o indicador da bateria que nos dá uma ideia de quanto ainda temos de autonomia. Outro destaque vai também para os mais variados símbolos que surgem na parte superior. Assim revelam quando estamos ligados a uma rede Wi-Fi ou não, ao Bluetooth ou a utilizar outra coisa qualquer. No entanto, de todos estes, uma das indicações mais importantes está relacionada com as barras de rede do seu telemóvel. Dito isto, a verdade é que são um engano!

Atenção: as barras de rede do seu telemóvel são um engano!

Assim é quase um mito as pessoas julgarem que um número baixo de barras é igual a um mau serviço enquanto ter um número total de barras significa um excelente serviço. No entanto, ninguém pode ser julgado por isso. Isto porque o ícone que mostra o estado de sinal é a única forma de percebermos a nossa ligação a uma rede. No entanto, termos a barra cheia não significa que tenhamos uma boa ligação.

Na realidade, as barras de sinal do telemóvel são um indicador da intensidade do sinal que está a receber das torres de telemóveis próximas, mas não têm qualquer relação linear com a intensidade do sinal. De facto, não existe uma unidade de medida normalizada no que diz respeito à forma como a intensidade do sinal é apresentada nos telemóveis. Isto significa que o mesmo número de barras em dois dispositivos diferentes pode não significar a mesma coisa.

Já lhe aconteceu estar com um amigo, terem o mesmo contrato, e um smartphone ter mais barras do que outro? Isto não significa necessariamente que um capte melhor o sinal e tenha melhores antenas. Na verdade está relacionado com a forma como essa intensidade de sinal é mostrada.

Fast internet connection speedtest bandwidth network technology, Man using Internet high speed by smartphone 5G quality, speed optimization.

De certeza que alguns eventos, já teve as barras cheias, mas várias pessoas estavam a tentar utilizar a rede ao mesmo tempo e teve problemas em estabelecer ligação e fazer chamadas.

Ou seja, a verdade é que o indicador de conetividade é bom para percebermos se as coisas estão muito más ou não (ter apenas um sinal de bateria). De resto ter 3, 4 ou 5 pode ser exatamente o mesmo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.