Inicio Especiais (Opinião) Banir os jogos por causa da Internet? É parvo e é...

(Opinião) Banir os jogos por causa da Internet? É parvo e é mentira!

Já vi uns quantos artigos, de alguns meios, a mencionar que o mundo dos videojogos tem de ser limitado, devido à quantidade de dados que consome diariamente. Especialmente agora, que a Steam está a quebrar recordes todos os dias, com milhões de jogadores a aproveitar a quarentena ao máximo para meter a jogatana em dia. Ou seja, algumas pessoas estão a defender que é necessário fazer exatamente o mesmo que foi feito ao YouTube, Netflix, HBO, etc... O que pessoalmente acho ridículo.



Caso não saiba, em comparação ao streaming de séries e filmes, nas famosas plataformas atuais, uma partida online de qualquer jogo da moda não consome quase nada.

Banir os jogos por causa da Internet em temos de emergência? É parvo e é mentira!

Muito resumidamente, dizer que os jogos online são uma das razões para o aumento de tráfego um pouco por todo o mundo… É uma completa mentira! Acho que até podíamos por a nossa prezada deputada Joacine Katar Moreira a fazer o seu conhecido discurso acerca deste tema. (Jogos a gastar muitos dados? É MENTIRA!)

gaming

Antes de mais anda, vamos fazer uma simples comparação!

Consumo de dados em alguns dos jogos mais populares: (Por hora)

  • Fortnite -> 100Mb
  • League of Legends -> 40MB
  • PUBG -> 40MB
  • Dota 2 -> 120MB
  • Overwatch -> 135MB
  • GTA V -> 60MB
  • Hearthstone -> 3MB

Consumo de dados nas plataformas de streaming: (Por hora)

  • Baixa Qualidade (240p/320p): 300MB
  • Qualidade Normal (480p): 700MB
  • 720p (HD): 0.9GB
  • 1080p: (Full HD): 1.5GB
  • 2K: 3GB

Muito resumidamente, isto acontece porque ao longo de uma sessão de jogo online, os jogadores estão apenas a trocar informações com o servidor quanto ao posicionamento de todos os jogadores, itens que poderão aparecer, comunicações por voz, etc… Ou seja, todos os dados do jogo já estão no armazenamento do PC ou consola. Isto enquanto na visualização de um filme ou uma série, estamos a fazer o download integral de todo o conteúdo.

Em suma, obviamente que o download de novos jogos e atualizações deve ser limitado na sua velocidade, algo que a Sony já implementou na sua PlayStation Network. E que certamente deverá ser replicado pela Steam, e plataformas da Xbox e Nintendo. Mas banir o jogo online nesta altura? Quando é inegavelmente uma das melhores maneiras de manter contacto com os nossos amigos? É apenas e só parvo.


(Opinião) Banir os jogos por causa da Internet? É parvo e é mentira! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

EA e Zlatan em guerra aberta? FIFA 21 poderá ser afetado?

Foi através do Twitter que o jogador sueco, Zlatan Ibrahimović mostrou o seu descontentamento com FIFA 21 e especialmente com a EA. Afinal de...

Cyberpunk 2077 é enorme! 175 horas não chegam para terminá-lo!

Costuma-se dizer que um jogo grande é sempre um desafio enorme. Tanto a nível de conteúdo como a nível de tempo. Afinal de contas,...

Lançamento Samsung Galaxy S21: Poucos… Mas mais baratos!?

Portanto, como deve saber, a Samsung está a pensar lançar os seus novos Galaxy S21 (ou S30) um pouco mais cedo do que é...

A AMD vai apostar nos 12GB para a gama média de placas gráficas!

Apesar de tudo o que foi (e continua a ser) escrito acerca das RTX 3080 e RX 6800, a verdade é que não existem...

(Especial) Duas semanas com a PlayStation 5! Vale a pena?

Tenho uma PlayStation 5 nas minhas mãos desde o dia 10/10 de 2020, ou seja, faz hoje 14 dias que a gigante branca e...