Cuidar bem do seu automóvel vai muito além de mudar o óleo ou verificar os travões. Existem dois serviços fundamentais para o bom desempenho dos pneus e do sistema de direção que muitos condutores tendem a esquecer. Trata-se do balanceamento (ou equilibragem) e o alinhamento de rodas. Ambos têm nomes parecidos, mas tratam problemas muito diferentes.
O seu carro precisa de balanceamento ou alinhamento de rodas?
Balanceamento (ou equilibragem): eliminar vibrações
O balanceamento consiste em corrigir a distribuição de peso entre a jante e o pneu. Assim com o tempo, os pneus podem perder esse equilíbrio, provocando vibrações no volante ou em todo o carro. Para corrigir isso, os técnicos utilizam uma máquina que identifica as irregularidades e aplicam pequenos pesos na jante para compensar a diferença.
Este processo prolonga a vida útil dos pneus e pode até melhorar o consumo de combustível. Recomenda-se fazer o balanceamento a cada 5000 a 7500 km, ou de seis em seis meses.
Alinhamento: manter o carro na linha certa
Já o alinhamento de rodas tem como objetivo corrigir os ângulos das rodas para que estejam perfeitamente ajustados entre si e com o volante. Assim quando há um desalinhamento, o carro pode desviar-se para um dos lados, desgastar os pneus de forma irregular ou até tornar a direção instável.
Este serviço é feito com sensores de alta precisão que analisam a posição de cada roda, sendo depois ajustadas pelos técnicos.
E calibrar os pneus?
É aqui que surge muita confusão. Balancear e calibrar não são a mesma coisa.
- Balancear é corrigir o equilíbrio da roda e pneu usando pesos.
- Calibrar significa ajustar a pressão do ar nos pneus. Trata-se de algo que todos os condutores devem fazer com frequência, preferencialmente a cada duas semanas ou antes de longas viagens.
Entretanto pneus mal calibrados podem levar a maior consumo de combustível, menor aderência e desgaste acelerado.
Como saber se precisa de balanceamento ou alinhamento?
Vibração no volante: geralmente indica que os pneus estão desequilibrados.
Desvio para um dos lados: pode ser sinal de desalinhamento.
Desgaste irregular do pneu: pode ocorrer em ambos os casos.
Volante torto ou barulhos ao virar: costumam estar ligados a problemas de alinhamento.