Alerta: leve este aviso muito a sério se tem um iPhone!

Ligações rápidas

Este é um alerta muito importante e que tem de levar a sério se tem um iPhone. É que na verdade há 1,46 mil milhões de utilizadores activos do iPhone em risco. Desta vez o objetivo deste novo ataque muito perigoso é deitar a mão ao Apple ID e esta ameaça tem tido muito sucesso. Assim leve este aviso muito a sério se tem um iPhone.

Alerta: leve este aviso muito a sério se tem um iPhone!

Os atacantes utilizam uma campanha de phishing, enviando mensagens de correio eletrónico e de texto concebidas para parecerem enviadas pela Apple. Estes falsos e-mails e mensagens SMS tentam levar a vítima a clicar numa ligação para ler um aviso importante sobre o iCloud. A empresa de segurança Symantec descobriu este mês que os links levam a sites falsos que exigem que os destinatários revelem o seu número de ID Apple. Note-se que o site falso apresenta um Captcha para fazer com que pareça um site real.

Entretanto esta exigência pode ser formulada com frases que fazem parecer urgente que esta informação deve ser entregue, o que é absolutamente falso. A Apple sugere que os proprietários de iPhone adicionem a autorização de dois factores (2FA) para adicionar uma camada extra de segurança ao seu ID Apple. Para aceder à sua conta Apple com 2FA, o utilizador recebe uma mensagem SMS com um código especial de seis dígitos que tem de ser introduzido para aceder à sua conta Apple.

gastar bateria do iPhone, carregar o iPhone à velocidade máxima

O perigo é real

Assim que um utilizador mal intencionado deitar a mão ao Apple e a palavra-passe, podem bloquear o iPhone, abrir as aplicações bancárias e financeiras, alterar as palavras-passe e deitar aos mãos aos seus bens digitais num piscar de olhos.

Com a autorização de dois factores, deve conseguir bloquear os atacantes para que não possam alterar a palavra-passe do seu Apple ID. Para ativar a autorização de dois factores (2FA) para o seu Apple ID no iPhone, aceda a Definições > [O seu nome] > Iniciar sessão e segurança. Toque em Ativar a autorização de dois factores e, em seguida, em Continuar. Introduza um número de telefone de confiança (o número que se utiliza para lhe enviar os códigos 2FA de seis dígitos). Depois toque em Seguinte. Chega depois um código ao número de confiança.

Entretanto se receber um e-mail ou texto da Apple, certifique-se de não clicar em nenhum link. E não se esqueça de usar as instruções acima mencionadas para adicionar 2FA ao seu ID Apple.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados