Há alguns meses atrás, ficámos a saber que os avisos de radares nas apps de navegação mais populares do mundo mobile poderia estar em risco, tudo porque os governos e forças da autoridade estavam completamente contra a forma como tudo era reportado pela comunidade.
Nos últimos tempos, nunca mais se ouviu falar de nada, com o Waze e Maps a serem capazes de nos reportar a localização, quase sempre exata, de radares ou forças policiais.
Mas… É sequer ético? Tentar evitar que os condutores saibam o que está a acontecer?
Aviso de radares no Waze e Maps é positivo ou negativo?
Portanto, ainda se lembra do “velho” sinal de luz, que normalmente se fazia, quando se passava pela polícia, isto de forma a avisar os condutores que vinham do lado contrário? Hoje em dia, com a massificação das apps de navegação, em grande parte, isso já não é necessário, e por isso tem vindo a cair no esquecimento, à exceção dos condutores mais “antigos”.
Porém, há quem queira acabar com todas as novidades que as apps de navegação (Exemplo: Waze e Maps) trouxeram para cima da mesa. O que levanta uma questão… Porquê?
Pessoalmente, consigo olhar para os dois lados da questão.
Ora bem, imagine que um condutor foi para uma qualquer festa, tão comuns neste tempo de verão, e acabou por beber alguns copos a mais. Este sabe que, se estiver atento ao Waze, pode conseguir escapar às operações STOP da polícia. O que acaba por derrotar um pouco o controlo policial, e claro, as consequências que este tipo de forma de agir pode trazer para quem não respeita a lei.
Mas, por outro aldo, se a polícia souber escolher bem os sítios da operação STOP, mesmo com a mesma assinalada no Waze, vai fazer com que este tipo de condutor opte por caminhos mais remotos, e com menos perigo para os outros condutores. Ou, melhor ainda, pode obrigar a que este condutor encoste o carro até “ficar bem”.
Entretanto, na parte dos radares, que costumam ser tão bem reportados por este tipo de apps… A coisa também acaba por ser uma coisa boa. Porque, os condutores vão acabar por abrandar, de forma a não serem apanhados. O que transforma os radares em uma ótima medida de controlo, e não em apenas elementos importantes na sempre medonha “caça à multa”.
Claro que também existem outros pontos, como é o facto de o Waze ser capaz de assinalar radares falsos ou avariados. Mas, no geral, acredito que o Waze melhora em tudo a nossa qualidade de vida atrás do volante. Especialmente no campo da segurança!
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca deste assunto na caixa de comentários em baixo.