Avião do Facebook – Aquila – faz o primeiro voo-teste: novo passo para conectar biliões de pessoas em todo o mundo


Por em

O Facebook anuncia hoje o sucesso do primeiro voo-teste do Aquila – o resistente avião movido a energia solar e de elevada altitude. O acesso à Internet pode oferecer oportunidades de mudança de vida, informação e experiências, no entanto, 1.6 mil milhões de pessoas vivem em locais remotos e sem acesso a redes de banda larga móvel. O Facebook está a construir novas tecnologias, com o Aquila, para ajudar a enfrentar este desafio.

Este voo representa um passo importante para se conseguir superar este desafio. Foi o primeiro num conjunto de testes denominados de “functional checks”, criados para verificar os modelos operacionais do Aquila e a sua estrutura, no geral. Durante o voo de baixa altitude, o Aquila manteve-se no ar durante 96 minutos – mais do triplo do mínimo planeado para a duração da missão – e o Facebook reuniu dados valiosos para ajudar a melhorar o projeto. Em altitude de cruzeiro, o Aquila consumiu apenas 2.000 watts de potência – é tanto como um secador de cabelo ou um micro-ondas. Nos próximos voos, o Facebook prevê que o Aquila voo mais rápido, mais alto e para mais longe. Estima-se que possa voar a 60.000 – 90.000 pés, proporcionando assim conectividade às pessoas dos locais que sobrevoar.

Leia no Newsroom mais informações sobre o voo-teste e aceda a fotografias e vídeos do Aquila, e descubra mais sobre os desafios que os Engenheiros do Facebook enfrentam na construção do avião aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.