Em 2021 já vai poder comprar um automóvel da Huawei

Os Estados Unidos fizeram com que a Huawei perdesse o acesso aos componentes necessários para a produção de smartphones. Assim, aquele que era o maior fabricante no segundo trimestre, viu as coisas caírem durante o verão e tudo deverá piorar nos próximos meses. De facto, a queda poderá ser na ordem dos 75% no próximo ano. Mas será que um automóvel da Huawei pode salvar os negócios?

Em 2021 já vai poder comprar um automóvel da Huawei

Isto tem levado a Huawei a pensar em muitas coisas. Não só na provável venda da Honor, mas também na aposta em outros equipamentos. Assim, este fabricante pode virar-se para outro setor que já anda a namorar alguns anos. Ora o Nikkei Asia revela que esta empresa vai mesmo entrar na industría automóvel.

Estávamos em 2013 quando a Huawei criou a primeira unidade para desenvolver aplicações para o ramo automóvel. Mais tarde e mais concretamente no ano passado, revelou oficialmente esta participação como fornecedor de peças.

automóvel Huawei

A área auto da Huawei abrange cinco categorias. Assim temos, condução inteligente, rede inteligente, sistema inteligente para o cockpit, veículos elétricos e serviços na cloud.

O objetivo é aumentar a capacidade em várias áreas de modo a que a Huawei consiga produzir tudo para carros inteligentes. De facto, um responsável da gigante chinesa até já disse. Qualquer coisa que a Tesla faça, nós também fazemos.

O sistema de condução autónoma da Huawei está referido como sendo melhor que o que está presente no Tesla Model 3.

Uma fonte ligada à Huawei revela que este fabricante quer ser um grande fornecedor de carros inteligentes. De facto, tem estado a contratar colaboradores de grandes empresas e está preparada para definir uma equipa com centenas de profissionais.

Entretanto o Harmony OS também faz parte de tudo isto. Assim a Huawei já tinha confirmado que este sistema operativo multiplataforma estaria presente nos sistemas de entretenimento dos automóveis. Mais de 150 modelos desenvolvidos por 20 fabricantes apostam na plataforma HiCar da Huawei. É semelhante ao Android Auto da Google e ao CarPlay da Apple.

Entretanto um automóvel da Huawei é algo também provável. De facto, já está a ser desenvolvido um protótipo que vai chegar às estradas ainda no final 2020, em fase de testes e começar a ser vendido no quarto trimestre de 2021.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também