Recentemente o site Slashgear revelou que a Volvo investiu numa empresa inovadora chamada Spectralics. Dito isto, o objetivo é simples. Transformar o vidro frontal num ecrã inteligente. Isto vai transformar por completo a experiência de condução nos automóveis Volvo. Assim vamos poder receber indicações, alertas e outras informações importantes sem comprometer a nossa segurança.
Automóveis Volvo vão sofrer uma revolução na condução! Veja
É aqui que entra a empresa recém-adquirida Spectralics. É que eles criaram uma espécie de película que pode ser aplicada a superfícies transparentes de vários tamanhos e feitios. Ou seja, adequa-se ao vidro frontal de um automóvel. A película é bastante inovadora e consegue mostrar imagens com bastante qualidade. Tudo isto sem comprometer o objetivo da janela que é ver.
Mas os novos veículos da Volvo não vão apostar apenas neste vidro inteligente. De facto, para que tudo funcione da melhor forma são necessárias várias câmaras e sensores. Isto porque é preciso fornecer todo o tipo de dados ao vidro como a velocidade em tempo real. Mas há mais aplicações práticas desta tecnologia. É que quando a visibilidade estiver muito reduzida, por ser noite, ou existirem outras condições atmosféricas, o vidro frontal vai mostrar imagens de suporte para tornarem a nossa condução mais segura. É sem dúvida algo muito inovador.
Mas nem tudo é um mar de rosas. É que algumas pessoas estão preocupadas com os custos desta tecnologia, sobretudo quando alguns fatores externos podem danificar o vidro. Se o preço for muito alto, a substituição do vidro pode ser quase impraticável. É que ninguém está para andar com grandes gastos.
Isto pode parecer muito distante. No entanto, a Volvo tem um longo historial de apresentar diversas tecnologias inovadoras com alguma frequência que garantem a segurança dos condutores. Vai ser sem dúvida interessante vermos a aplicação prática disto tudo.