Automóveis a gasóleo e gasolina vão ser banidos até 2035

As opiniões dividem-se. Uns preferem os veículos elétricos. Porém, outros, não largam por nada os veículos a gasóleo e gasolina. Ora esta luta com duas faces bem distintas vai-se intensificar em breve. É que a Inglaterra vai dar um exemplo que rapidamente será alargado ao resto do mundo. Este país já tinha afirmado que o objetivo era banir os veículos a gasolina e a gasóleo até 2040. Isto para impulsionar a venda dos veículos elétricos. Agora eis que o primeiro-ministro britânico antecipou esta data para 2035. Assim, este país quer ter emissão zero ao nível das estradas. Mas o que fará isto aos fabricantes automóveis, tanto na Inglaterra, como nas outras partes do mundo?

Tesla Model Y

Automóveis a gasóleo e gasolina vão ser banidos até 2035

Uma coisa é certa, os veículos a gasóleo e gasolina têm o destino traçado

É verdade que os carros elétricos podem ser o futuro. De facto reconheço diversas vantagens. No entanto ainda estão longe de ser o transporte ideal. Isto porque os tempos de carregamento ainda são longos (mesmo nos veículos mais rápidos a carregar). Para além disso, a autonomia não é nada do outro mundo, ainda que já seja boa. A meu ver isto só vai funcionar realmente quando os veículos elétricos forem parecidos com os automóveis a gasóleo e gasolina. Ou seja, uma autonomia muito semelhante e uma velocidade de carregamento ultra-rápida. Ou seja, como se fossemos meter gasolina.

um Tesla

É verdade que ainda é cedo para termos o melhor dos dois mundos. No entanto, com a meta para banir as vendas dos veículos a gasóleo e gasolina a ser 2035 na Inglaterra e eventualmente noutras partes do mundo, 15 anos pode não ser muito para resolver todas estas questões.

Não é propriamente muito difícil resumir, neste momento, as vantagens e desvantagens atuais dos elétricos. Dito isto e no caso das mais-valias temos vantagens para o ambiente com a redução das emissões de carbono no entanto com algumas reservas (pode ler mais sobre isto aqui), menos ruído nos automóveis e uma boa potência. Ao nível das desvantagens são claramente mais. Menor autonomia, duração da bateria e o preço mais elevado. No entanto, esta última questão deverá ser resolvido nos próximos anos.

É que com os desenvolvimentos tecnológicos e a disponibilidade dos equipamentos elétricos em larga escala, o preço vai descer.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário