Ligue-se a nós

Auto

Guia Auto – Tudo o que precisa de saber acerca dos descapotáveis !

Simon Leal

Publicado a

Eu sei como é que se sente, o calor começa a fazer-se sentir, o verão está a chegar! E então pensou, “porque não comprar um descapotável?” Vamos tentar ajudar com este guia !

Os Cabriolet são o típico descapotável. Um carro que, ao baixar a capota perde a janela traseira deixando toda a cabine aberta. Este é provavelmente o descapotável mais “puro” e mais comum que vai encontrar na estrada.

Guia de descapotáveis Leak Auto

Foto: mbusa.com / Mercedes-Benz Classe C Cabrio

Os Roadster ou ‘Spider’ são descapotáveis mais pequenos e desportivos, facilmente distinguidos por terem apenas dois lugares!

Guia de descapotáveis Leak Auto

Foto: fiatusa.com / Fiat 124 Spider

Por fim os Targa, que são os “descapotáveis” que não perdem a janela traseira, ou seja, acabam por ter um “sunroof glorificado”. Oferecendo a experiência de um descapotável mas numa escala mais reduzida.

O que em paralelo, leva muita gente a não considerar isto um verdadeiro descapotável.

Guia de descapotáveis Leak Auto

Foto: Porsche.com / Porsche 911 Targa Top

Preciso que o carro continue a ser prático! Isto é possível com um descapotável?

Bem, um carro descapotável acaba sempre por ser menos prático que a sua versão “normal”. Sendo que muitas das vezes os lugares traseiros têm o seu espaço limitado, ou mesmo eliminado!

Guia de descapotáveis Leak Auto

Foto: carwow.co.uk / BMW Série 4 Cabrio – bagageira

E quando falamos da bagageira, a capota ‘come’ sempre um pouco do espaço. Mas é bom notar que, principalmente nos roadsters de capota suave, esta pode ficar em cima da bagageira e não dentro da mesma, não ocupando assim espaço adicional.

E falando de roadsters, estes têm tendência a ser carros relativamente pequenos e apenas de dois lugares, o que os torna pouco práticos e menos viáveis para um carro do dia-a-dia.

Guia de descapotáveis Leak Auto

Foto: Forcegt.com / Mazda MX-5 – bagageira

A melhor opção de todas quanto à praticabilidade, deverá ser mesmo os Targa.

Sendo que, apesar de dispor da experiência mais “fechada” são também os menos afetados pela falta de capota, pois não necessitam de armazenar a mesma.

É preciso ter em conta que os consumos podem ser mais altos, devido a fatores como o peso, que afetam a performance do carro, mas mais sobre isso depois.

E segurança, continua a mesma?

Os carros descapotáveis têm os mesmos princípios de segurança que os ‘primos’ de tejadilho fixo, mas claro que com a falta de alguns pilares e bem, o tejadilho em si, o carro poderá parecer menos seguro.

Guia de descapotáveis Leak Auto

Foto: caricos.com / Audi A5 Cabrio – planta de segurança

No entanto, estes apresentam algumas medidas como vidros reforçados, e mesmo alguns sistemas que, quando detetam um acidente, ejetam pilares na parte de trás impedindo até certo ponto o ferimento dos passageiros caso este tombe.

Não é, no entanto, tão resistente a ladrões, sendo que um carro de capota suave é bastante fácil de invadir, comparado com um carro de capota rija.

E então, a experiência é a mesma?

Não, de todo. Tirando o óbvio de ter uma cabine aberta, os carros descapotáveis, principalmente de tejadilho rijo, são mais pesados que as suas versões normais. Isto é devido aos sistemas que utilizam para retirar/montar a capota.

Guia de descapotáveis Leak Auto

Foto: caraganza.com / Ford Mustang Convertible

Estes também provam ser um pouco mais instáveis devido à sua aerodinâmica, que é alterada devido à diferença/falta de tejadilho.

Atenção que isto não é obrigatoriamente algo negativo, alguns carros lendários nos aspetos de condução eram descapotáveis como o Mazda Mx-5 Miata!

Pode-se também contar com algumas diferenças quanto ao barulho do carro dentro da cabine, que caso seja uma capota rija, não terá problema absolutamente nenhum, enquanto os de capota suave são um pouco mais barulhentos.

O look

Bem, esta é totalmente pessoal mas os carros mudam um pouco, e muita gente concorda que os “descapotáveis só ficam bem de capota para baixo” o que tenho que concordar parcialmente, mas isto tudo depende muito da opinião pessoal de cada um.

Guia de descapotáveis Leak Auto

Foto: mini.pt / Mini John Cooper Works Cabrio

Mas tenham atenção porque, a não ser que tenham outro carro, vão estar metade do ano a olhar para ele com a capota para cima!

Preço

A nossa parte favorita, claramente, o preço! Bem, como era de adivinhar, estes carros são relativamente mais caros do que as suas versões normais.

Por exemplo, um Classe C Coupé começa nos 43.000€ enquanto que a sua versão descapotável começa nos 46.500€.

Como referido anteriormente, também vai gastar um pouco mais em gasolina, e possivelmente em manutenção.

Veredicto final

Tudo depende muito, como sempre, do que precisa num carro!

Se quiser algo mais desportivo, sugerimos um roadster, se estiver à procura de algo mais diferente, experimente um SUV cabrio!

Guia de descapotáveis Leak Auto Descapotável

Foto: landrover.com / Range Rover Evoque Cabrio – Um SUV cabrio!

Conclusão

É isso que temos a dizer a cerca dos descapotáveis.

Mas uma última dica, se o conseguirem pagar, comprem o vosso descapotável a gasolina, visto que vai ser mais satisfatório de ouvir com a capota para baixo! (principalmente num túnel)

Gostariam de comprar um descapotável, se sim, qual? Queremos ouvir o vosso feedback!

Carros é a uma coisa que me faz feliz, por muito que eu goste de jogar e estar com amigos meus, se estiver com alguém, se fizerem o carro roncar, não consigo tirar o sorriso da cara, I mean, reza a lenda que as minhas primeiras palavras foram "pipi pópó", e isso diz qualquer coisa, acho eu!

1 Comentário

Partilhe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Mobile

Hardware

Publicidade

Entretenimento

Jogos

Auto


Copyright © 2018 Leak.pt Todos os direitos reservados