A Aurora Boreal vista do Espaço. Vejam a imagem fantástica!


Por em

Entre missões e experiências científicas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta francês Thomas Pesquet capturou algumas imagens incríveis a partir do posto avançado em órbita. Numa imagem partilhada recentemente por Pesquet, a aurora boreal pode ser vista no canto superior direito do quadro, com as luzes cintilantes das cidades do norte da Europa em primeiro plano.

As Auroras, também conhecidas como as luzes do norte ou do sul (as luzes do norte ocorrem no Círculo Ártico, enquanto as luzes do sul ocorrem no Círculo Antártico), ocorrem quando as partículas do sol interagem com o campo magnético da Terra.

De acordo com cientistas da NASA, as partículas solares podem causar mudanças de corrente elétrica no campo magnético, enviando partículas energéticas para a atmosfera superior. Quando estas partículas interagem com os gases na atmosfera superior, estes gases tornam-se carregados. Quando esta energia ganha é libertada, a aurora brilha. Ou seja, à medida que os gases libertam a energia, são também libertados diversos fotões (partículas leves) de comprimentos de onda específicos, criando os ricos tons azuis e esverdeados.

Além de conseguir capturar uma fotografia verdadeiramente impressionante, Pesquet realizou cerca de 50 experiências científicas a bordo da ISS, segundo a Agência Espacial Europeia. A missão de Pesquet “Proxima” –  referente à estrela mais próxima do sol terminou esta semana, sendo que Pesquet e o cosmonauta russo Oleg Novitskiy regressaram para a Terra.

Uma equipa de três pessoas composta pelo cosmonauta Fyodor Yurchikhin e os astronautas da NASA, Peggy Whitson e Jack Fischer, vão continuar a operar a estação espacial até a chegada de três novos membros da tripulação no final deste verão, segundo a NASA.

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

iPad Pro 10.5 vs iPad Pro 9.7: As diferenças

Asus ZenFone AR deverá ser lançado a 14 de Junho

Seguinte