Como dar uma nova vida a um portátil ou computador antigo?

105719
0
Share:

Nem todos nos podemos dar ao luxo de trocarmos frequentemente de computador. Por esse motivo, é importante conhecermos as melhores formas de expandirmos ao máximo o tempo de vida útil dos nossos fieis companheiros de trabalho/diversão.

É que existem algumas coisas que podem fazer, não são difíceis e nem vos vão criar um buraco na carteira.

Troque o disco mecânico por um SSD

Portátil Computador SSD RAM Desempenho

Uma das melhores maneiras de rejuvenescer um PC ou um Portátil antigo é a instalação de um disco SSD. É cerca de 20x-40x mais rápido que um disco mecânico, a velocidade a ligar, a aceder a ficheiros, etc… aumenta significativamente.

Até o processador mais fraco do mundo, vai parecer o Usain Bolt com um SSD a trabalhar ao seu lado.

Mas temos um ponto negativo, o custo por Gigabyte dos discos SSD continua bastante mais alto que o de um disco mecânico. Enquanto que um disco mecânico de 1 Terabyte custa cerca de 40-50€, um SSD nestes valores é bastante difícil de encontrar, e se conseguir, será com 128GB.

Mesmo assim, é necessário ter em conta que a instalação de um SSD é das melhorias mais importantes que podemos fazer.

Aumente a quantidade de memória RAM

Portátil Computador SSD RAM Desempenho

Se quer mais performance com vários programas abertos, mas não quer gastar muito dinheiro num SSD, é boa ideia olhar para um upgrade na RAM.

Se tem um computador com menos de 2GB de RAM, meter uns gigas extra não vai custar muito dinheiro e vai fazer toda a diferença.

Se combinar isto com um SSD, o seu antigo Computador ou portátil não vai parecer assim tão velho.

Porquê ?

  • Com o passar dos anos, os programas ficam mais pesados. Às vezes a simples tarefa de navegar na internet parece um verdadeiro desafio. Com mais RAM é possível terem mais programas abertos ao mesmo tempo, aumentando a nossa produtividade.

Limpe o seu computador com o CCleaner

Portátil Computador SSD RAM Desempenho

Podemos gastar o dinheiro que quisermos em memória RAM e discos SSD. No entanto, se tivermos dezenas ou até mesmo centenas de programas e apps que não usamos, o investimento não vai servir de nada.

A primeira coisa que deve fazer antes de atirar o seu computador ou portátil para o lixo, ou de gastar dinheiro em novos componentes, é ter a certeza que não tem o seu PC entupido com tralha.

Para verificarmos isto temos um excelente programa, o CCleaner. Este software é grátis e a sua função é encontrar ficheiros inúteis no seu disco, incluindo ficheiros temporários, cookies, e registos não usados.

Temos também uma funcionalidade excelente, que permite identificar e corrigir alguns problemas no seu arquivo de registos, aumentando a velocidade do sistema.

Download -> aqui

Desactive o arranque automático de programas

Estes programas iniciam automaticamente com o Windows, correndo em segundo-plano até precisar realmente deles.

A maior parte destes programas, podem ter esta funcionalidade desactivada, para serem abertos apenas quando são necessários, poupando recursos do sistema.

Portátil Computador SSD RAM Desempenho

Pode encontrar a lista destes programas no Gestor de tarefas

 

Mude o sistema operativo para Linux

Portátil Computador SSD RAM Desempenho

Não é ideal para jogar, mas se estamos a falar de um computador antigo, provavelmente não será grande máquina para gaming.

Pode servir para transformar o seu velho computador numa autêntica máquina de produtividade, e consumo multimédia.

É grátis, fácil de instalar, e existem várias versões, incluindo versões simplificadas que vão fazer o seu antigo computador “voar”.

Se quiserem colocar alguma questão, podem fazê-lo aqui ou por email para o endereço consultorio@leak.pt

Share:
Nuno Miguel Oliveira

Dê a sua opinião