Connect with us

Tutoriais

Como aumentar a velocidade do Chrome no Android

Bruno Fonseca

Publicado a

Aqui está uma situação que costuma acontecer com muita frequência. Tudo está a funcionar rapidamente e sem problemas quando começamos a utilizar um smartphone. No entanto e quase por magia esta velocidade começa a deteriorar-se com o tempo. Uma das aplicações que tende a ficar mais lenta é o conhecido browser da Google, o Chrome.

Aumentar a velocidade do Chrome no Android

As próximas linhas destinam-se a quem, como nós, já passou pela mesma situação e procura uma solução. É certo que o desempenho, por vezes, pode ser limitado por recursos de hardware, porém existem alguns truques que vão permitir acelerar o Chrome. Descubram agora quais.

Ativar a poupança de dados

Não importa se têm o smartphone mais rápido do mundo. A rapidez do vosso browser vai sempre ser influenciada pela velocidade de dados. E se pudessem fazer com que o smartphone utilizasse menos dados?

É exatamente isto que a função de poupança de dados faz. Na prática quando ativam esta opção os dados são enviados para os servidores da Google de modo a que sejam compactados e otimizados para serem visualizados num equipamento. Na prática não precisam de estar a carregar imagens de uma enorme dimensão, apenas para serem visualizadas num dispositivo móvel.

Para ativarem esta funcionalidade abram o Chrome. Depois carreguem nos três pontinhos que se encontram na parte superior do ecrã. Posteriormente carreguem em definições no menu que surgir e aí mais para o fundo da lista escolham a opção poupança de dados. Depois é so ativarem-na.

Chrome: Limpem a Cache de tempos a tempos

A Cache como sabem é uma coisa boa. Carrega os dados de navegação e guarda-os localmente. Isto significa que quando carregam uma página, é muito mais rápido para o navegador simplesmente puxar os dados armazenados, ao contrário de os descarregar novamente.

No entanto, o problema ocorre quando existem muitos dados armazenados ao nível da cache, uma vez que os ficheiros podem ficar fragmentados e corrompidos, fazendo com que o navegador diminua a velocidade. Por este motivo, limpem a cache do vosso navegador de tempos em tempos, apenas para garantirem que não existam atrasos. Embora não notem logo a diferença, certamente vão notar ao fim de alguns dias.

Para o fazerem, vão às definições do vosso smartphone, escolham aplicações e localizem e carreguem no Chrome. Posteriormente carreguem em armazenamento e para finalizar em Limpar Cache.

Livrem-se do Javascript?

O que significa o ponto de interrogação? Bem, o JavaScript é realmente algo essencial ao nível da nossa experiência de navegação diária. Na prática, contribui para tornar um site dinâmico e atrativo.

Será que podemos viver sem Javascript? Algumas pessoas provavelmente não podem, mas outras sim, uma vez que contribuiu para acelerar o Chrome. Para além disso também se vai conseguir livrar de alguns anúncios e de outros elementos que por vezes podem ser irritantes.

Carreguem nos três pontinhos que se encontram na parte superior do Chrome. Posteriormente carreguem em definições no menu que surgir e aí mais para o fundo da lista escolham a opção Definições de Sites. Em seguida carreguem em Javascript  e posteriormente na nova janela desativem-no. Se quando estiverem a navegar verificarem que perderam algumas funcionalidades de que necessitam, apenas têm de o voltar a ativar.

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android3 horas atrás

A Samsung deixa a ‘dica’ que irá revelar o Galaxy F em Novembro

A Samsung parece estar a tentar passar a mensagem que irá revelar o seu smartphone dobrável na próxima conferência de...

Hardware4 horas atrás

Parece que as novas placas gráficas AMD Radeon Navi vão impressionar!

AMD Radeon Navi – Apesar da AMD já ter confirmado que os seus produtos de 7nm irão chegar ao mercado...

Versão beta Versão beta
Android4 horas atrás

Versão beta do Android Pie para os Galaxy já chegou à Internet

Passou cerca de um mês desde que a versão Alpha do software Android 9 Pie da Samsung chegou à Internet....

10 10
Android4 horas atrás

Galaxy S10 não irá contar com a tecnologia mais inovadora da Samsung

Há cerca de 1 ano, ficámos a saber que o ‘Samsung Advanced Institute of Technology’, desenvolveu uma ‘bola de grafeno’,...

Apple7 horas atrás

Apple confirma o que o ‘XR’ significa no novo iPhone XR

A Apple tem ao longo dos anos chegado a nomes bastante simples e ‘clean’ para os seus produtos, mas de...

Android8 horas atrás

BlackShark Helo: Chegou o novo telemóvel para jogos da Xiaomi

O BlackShark da Xiaomi foi um dos muitos telemóveis para jogos que chegaram ao mercado depois do lançamento do Razer...

Hardware10 horas atrás

GPU-Z consegue agora detetar placas gráficas NVIDIA falsas!

GPU-Z – Como deve imaginar, se um mercado for lucrativo, alguém irá tentar vender versões contra-feitas para tentar enganar os...

Android11 horas atrás

Estará um smartphone Samsung Galaxy G(aming) a caminho?

Esta é a segunda vez que vemos rumores a falar de um suposto Samsung Galaxy Gaming! A tendência foi criada...