Como aumentar a velocidade do Chrome no Android

13774
0
Share:

Aqui está uma situação que costuma acontecer com muita frequência. Tudo está a funcionar rapidamente e sem problemas quando começamos a utilizar um smartphone. No entanto e quase por magia esta velocidade começa a deteriorar-se com o tempo. Uma das aplicações que tende a ficar mais lenta é o conhecido browser da Google, o Chrome.

Aumentar a velocidade do Chrome no Android

As próximas linhas destinam-se a quem, como nós, já passou pela mesma situação e procura uma solução. É certo que o desempenho, por vezes, pode ser limitado por recursos de hardware, porém existem alguns truques que vão permitir acelerar o Chrome. Descubram agora quais.

Ativar a poupança de dados

Não importa se têm o smartphone mais rápido do mundo. A rapidez do vosso browser vai sempre ser influenciada pela velocidade de dados. E se pudessem fazer com que o smartphone utilizasse menos dados?

É exatamente isto que a função de poupança de dados faz. Na prática quando ativam esta opção os dados são enviados para os servidores da Google de modo a que sejam compactados e otimizados para serem visualizados num equipamento. Na prática não precisam de estar a carregar imagens de uma enorme dimensão, apenas para serem visualizadas num dispositivo móvel.

Para ativarem esta funcionalidade abram o Chrome. Depois carreguem nos três pontinhos que se encontram na parte superior do ecrã. Posteriormente carreguem em definições no menu que surgir e aí mais para o fundo da lista escolham a opção poupança de dados. Depois é so ativarem-na.

Chrome: Limpem a Cache de tempos a tempos

A Cache como sabem é uma coisa boa. Carrega os dados de navegação e guarda-os localmente. Isto significa que quando carregam uma página, é muito mais rápido para o navegador simplesmente puxar os dados armazenados, ao contrário de os descarregar novamente.

No entanto, o problema ocorre quando existem muitos dados armazenados ao nível da cache, uma vez que os ficheiros podem ficar fragmentados e corrompidos, fazendo com que o navegador diminua a velocidade. Por este motivo, limpem a cache do vosso navegador de tempos em tempos, apenas para garantirem que não existam atrasos. Embora não notem logo a diferença, certamente vão notar ao fim de alguns dias.

Para o fazerem, vão às definições do vosso smartphone, escolham aplicações e localizem e carreguem no Chrome. Posteriormente carreguem em armazenamento e para finalizar em Limpar Cache.

Livrem-se do Javascript?

O que significa o ponto de interrogação? Bem, o JavaScript é realmente algo essencial ao nível da nossa experiência de navegação diária. Na prática, contribui para tornar um site dinâmico e atrativo.

Será que podemos viver sem Javascript? Algumas pessoas provavelmente não podem, mas outras sim, uma vez que contribuiu para acelerar o Chrome. Para além disso também se vai conseguir livrar de alguns anúncios e de outros elementos que por vezes podem ser irritantes.

Carreguem nos três pontinhos que se encontram na parte superior do Chrome. Posteriormente carreguem em definições no menu que surgir e aí mais para o fundo da lista escolham a opção Definições de Sites. Em seguida carreguem em Javascript  e posteriormente na nova janela desativem-no. Se quando estiverem a navegar verificarem que perderam algumas funcionalidades de que necessitam, apenas têm de o voltar a ativar.

Share:
Bruno Fonseca

Dê a sua opinião