Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Audi diz não os botões ‘touch’ nos seus automóveis! (Ainda bem!)

Desde que comecei a testar automóveis para a Leak.pt, que odeio encontrar botões touch, ou sistemas de infotainment demasiado complexos, que obriguem a demasiados cliques no ecrã para chegar a um certo sítio mais específico.

Aliás, temos alguns sistemas, como o do VW Golf VIII, que chegam a ser mesmo perigosos, tal é a sua falta de intuição e de praticabilidade. Visto que para mudar a temperatura, a força do AC, ou até o volume do rádio, é preciso não só meter o dedo num sítio sensível ao toque, como é também necessário fazer movimentos do tipo ‘swipe’, para aumentar ou diminuir a barra que rege dado sistema.

É algo que não faz o menor sentido! O condutor tem de estar atento à estrada, por isso, todos os botões e ademais, têm de ser o mais simples possível.

Pois bem, esta também é a opinião da Audi.

Audi diz não os botões ‘touch’ nos seus automóveis! (Ainda bem!)

Audi, Q4, etron

Portanto, antes de mais nada, seja verdadeiro consigo mesmo… Por muito que goste dos designs dos automóveis modernos, prefere um botão touch, ou um botão físico como a “rodinha” do volume do rádio do carro?

Pois bem, depois de ter prometido eliminar todos os botões dos seus automóveis, em 2019, a Audi voltou atrás, afirmando que vai voltar a apostar nos tradicionais botões físicos para coisas simples como o modo de seleção de condução, ou controlo do ar condicionado, com o responsável máximo pelo design de interior (Maksymilian Nawka) a dizer que:

  • “Quando olhamos para o futuro, temos também de olhar para o que está atrás de nós. De forma a perceber se estamos mesmo a melhorar, ao reparar no que foi bem feito no passado.”

Pessoalmente, não tenho nada contra ecrãs touch, desde que a sua interface seja bem concebida, e o software seja rápido a responder. Mas controlar tudo a partir de um ecrã? Isso não faz o mais pequeno sentido!

Deixem os botões para o controlo climático, para o controlo do volume do carro, etc… Afinal de contas, em equipa que ganha não se mexe.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também