Tem mesmo de atualizar hoje o seu Google Chrome!

Quem utiliza o Google Chrome para navegar na Internet tem mesmo de o atualizar hoje. A gigante dos motores de busca lançou um alerta para uma falha que já está a ser aproveitada pelos criminosos mas que felizmente pode ser facilmente corrigida graças a um novo update. Assim não perca mais tempo e atualize hoje mesmo o seu Google Chrome para não correr qualquer tipo de risco.

Tem mesmo de atualizar hoje o seu Google Chrome!

Esta falha muito grave foi descoberta por peritos de segurança da Avast e é muito provável que já seja algo conhecido pelos criminosos e que esteja a ser utilizada neste momento.

O facto de esta ameaça ter sido rotulada como zero day é a razão pela qual a Google agiu tão rapidamente para disponibilizar uma atualização. Assim não deve mesmo ignorá-la quer esteja num PC com Windows ou num Mac.

Chrome 105, atualizar hoje Google Chrome, atualizar hoje Google Chrome

Dito isto, verifique agora o seu dispositivo e veja se não nenhuma atualização disponível. No caso do Windows deverá ter a versão 107.0.0.5304.87/.88 instalada. Para quem está no Mac a versão é a 107.0.5304.87.

A Google referiu que estava a par deste exploit e agradeceu a todos os que trabalharam com eles na deteção desta ameaça.

Entretanto quando se trata do browser toda a segurança é pouca e de facto para não termos surpresas há algumas extensões a que podemos recorrer para estarmos mais seguros.

O browser mais utilizado do mundo é considerado por muitas pessoas como o menos privado. Pelo menos quando se acaba de instalar. No entanto há formas de garantirmos mais segurança. Sobretudo quando utilizamos algumas extensões para o efeito. Assim, torna-se muito fácil garantir de imediato mais segurança e sobretudo que não está a ser seguido.

Windows 10 chrome seguro

Dirija-se à Chrome Web Store através desta ligação. Entretanto depois clique em Extensões do lado esquerdo e introduza o nome da extensão que procura logo do lado esquerdo. Para garantirmos a máxima segurança vamos precisar de quatro. São elas o Cookie Autodelete, uBlock Origin, Privacy Badger e HTTPS Everywhere.

Esta extensão faz exatamente o que o nome revela. Está disponível para ser instalada aqui. Dito isto, passa a ter um controlo total sobre os seus cookies. São apagados automaticamente os que não estão a ser utilizados e pertencem a separadores fechados, enquanto se mantêm aqueles que estão em utilização. Mas atenção. Os dados só são limpos de forma automática quando ativa a função Auto-Clean.

Windows 10 chrome seguro

 

This extension does not clean data automatically until you enable “Auto-clean”. This gives you the chance to add sites to the WhiteList.

uBlock Origin

Esta extensão consiste num bloqueador extremamente eficiente. De facto, é mais eficaz do que o AdBlocker. Para além disso, permite também ler e criar filtros a partir de ficheiros de servidores. Ou seja, faz mais do que bloquear apenas anúncios. Entretanto tem a particularidade de gerir muito bem a memória ocupada. Assim por esse motivo são necessários menos recursos.

atualizar hoje Google Chrome

Privacy Badger: uma excelente forma de garantir um Chrome mais seguro no Windows 10

Esta é talvez uma das extensões mais úteis e que vale a pena instalar agora mesmo. Assim está disponível aqui e tem uma particularidade muito interessante. É que em vez de aproveitar uma lista para saber o que bloquear, descobre automaticamente sistemas de tracking através do comportamento.

Existem uma grande quantidade de coisas que nos seguem. Sistemas de comentários, leitores multimédia, widgets e muito mais. Ora esta extensão substitui tudo isto por uma espécie de botão onde tem de carregar para ativar essa área.

atualizar hoje Google Chrome

HTTPS Everywhere

Esta é uma extensão que até apareceu primeiro no Firefox. Na prática assegura que temos sempre uma ligação segura quando visitamos qualquer site.

Pode ser descarregada aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados