Sábado, Agosto 2, 2025

Ativar os segundos no relógio do Windows 11 gasta bateria?

Depois de anos de espera (e pedidos de utilizadores), o Windows 11 finalmente permite mostrar os segundos no relógio da barra de tarefas. A funcionalidade pode ser ativada nas definições do sistema. No entanto vem com um aviso curioso: o consumo de energia pode aumentar. Será mesmo verdade? Ativar os segundos no relógio do Windows 11 gasta bateria?

Ativar os segundos no relógio do Windows 11

A possibilidade de mostrar os segundos no relógio já existia de forma oculta no Windows 10, sendo possível ativá-la através do Editor de Registo (Regedit). Mas só agora, com as novas atualizações do Windows 11 (versão 24H2), esta opção surge como uma definição oficial e acessível diretamente nas definições do sistema.

Raymond Chen, um dos programadores veteranos da Microsoft, revelou que esta funcionalidade já tinha sido testada há décadas. Ainda nos tempos do Windows 95. Na altura, foi descartada porque consumia cerca de 4KB de memória extra. Isto era significativo num sistema que funcionava com apenas 4MB de RAM.

Fonte: WindowsLatest.com

Mas afinal, mostrar segundos consome mesmo mais energia?

Sim, mas o impacto é praticamente irrelevante nos computadores atuais. O motivo técnico é simples. Assim ao mostrar os segundos, o relógio precisa de atualizar o ecrã a cada segundo. Isto impede o processador de entrar em modo de suspensão profunda (estado C3/C6), obrigando-o a manter-se mais ativo.

Nos testes da Microsoft, o consumo da funcionalidade subiu de 0,4 milliwatts para 5,4 milliwatts. Embora pareça um grande aumento percentual, continua a ser uma quantidade muito pequena especialmente quando comparado com um ecrã de portátil, que pode consumir entre 200 a 1100 milliwatts, consoante o brilho.

Então porque não ativar por defeito?

Apesar de o consumo ser baixo, a filosofia da Microsoft com o Windows 11 tem sido maximizar a eficiência energética, especialmente em portáteis. Assim, manter um processo em funcionamento constante (como o relógio com segundos) pode ser considerado um “gasto desnecessário” de energia.  Mesmo que seja muito pequeno.

- Advertisement -

Por isso, a funcionalidade não vem ativada por defeito. No entanto está disponível para quem a quiser usar. Isto com o devido aviso nas definições.

Onde ativar os segundos no relógio?

Definições > Personalização > Barra de Tarefas > Comportamentos da Barra de Tarefas

Ative a opção “Mostrar segundos no relógio da barra de tarefas”

Além disso, também pode ver os segundos através:

Da app “Data e Hora” no Painel de Controlo

Sim, mostrar os segundos no relógio do Windows 11 consome mais energia. No entanto o impacto é tão pequeno que dificilmente fará diferença na prática.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também