Como ativar e agendar a luz noturna no Windows 11

A Luz Noturna é algo que está presente no Windows 11 e que devemos ativar já que permite cortar muito do brilho que à noite nos pode tirar o sono. Tudo porque os monitores emitem a chamada luz azul que pode dar origem a esta situação. No entanto, esta opção corta isso e faz com que seja mais rápido adormecemos.

Como ativar e agendar a luz noturna no Windows 11

Para fazer esta alteração tem de ir às definições do Windows. Dito isto, pode aceder de várias maneiras. Ou através do menu Iniciar ou pesquisando Definições no Windows.

Windows horas dorme, luz noturna Windows 11

Depois dentro de sistema procure e dê um clique em Ecrã. Nessa altura carregue em Luz Noturna.

Windows horas dorme

- Advertisement -

Agora é possível definir a intensidade da luz e também agendar a ativação. Isto é realmente importante. Tudo porque não temos de fazer nada manualmente para o sistema operativo chegar aquela hora e diminuir a luz azul.

Mas qual a melhor hora?

Isto tudo depende dos seus hábitos. Digamos que vai para a cama por volta das dez horas da noite e até lá costuma ficar no computador. Digamos que será boa ideia ativar este sistema duas horas antes. Portanto pode entrar em ação por volta das 20 ou das 19:30 até ao dia seguinte de manhã.

No Windows 11 é assim e no Windows 10 é praticamente a mesma coisa.

É verdade que na maioria das vezes não utilizamos estas funcionalidades. No entanto são mesmo muito úteis. Especialmente para quem tem problemas de sono. Todos os dispositivos eletrónicos acabam, sobretudo com ecrã, acabam por ter impacto naquilo que dormimos. Fazendo pequenos ajustes acabamos por conseguir descansar mais.

No mundo dos smartphones passa-se exatamente o mesmo. No caso dos smartphones da Samsung, por exemplo, podemos ativar o modo de dormir em que o ecrã até fica a preto e branco para nos fartarmos mais depressa de mexermos nele e irmos descansar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.