Play Store: ATENÇÃO veja se está a sair dinheiro da sua conta!

Se chamasse a este problema uma praga, eventualmente estaria a ser injusto com muitas aplicações que estão disponíveis na Play Store e que oferecem serviços muito úteis. No entanto, há outras, que embora também possam ter funções interessantes cobram demais. O problema disto é que quando temos o nosso PayPal ou o cartão de crédito associado à conta Google, o dinheiro vai saindo e nem damos conta. Na maioria dos casos, as pessoas só reparam nisto no final do mês. Conheço o caso de um pai que não deu conta que o filho tinha instalado uma app com subscrição e chegou a perder mais de 200 Euros num mês. É por esse motivo que resolvi preparar este artigo. Para que não aconteça o mesmo a ninguém! Assim siga os passos abaixo para verificar se não está a sair dinheiro da sua conta através da Play Store.

Play Store: ATENÇÃO veja se está a sair dinheiro da sua conta!

As aplicações de que falo enquadram-se numa categoria chamada fleecewares. O propósito destas aplicações é levar os utilizadores a instalá-las para efeitos de teste. O problema é que depois disso começam a cobrar valores assombrosos! Só para terem uma ideia estas apps conseguiram milhões de Euros através dos utilizadores da Play Store.

Play Store conta

Estas apps representam um grande problema uma vez que as pessoas inicialmente nem se apercebem bem dos custos que vão ter. Descobrem uma app com imenso potencial na Play Store e que resolve o problema com que se estão a deparar. Não pensam duas vezes e instalam, até porque o teste é gratuito. O problema vem depois. Cobranças mensais ou até mesmo semanais e bem caras! Não estamos a falar de 20 cêntimos.

Seja como for nada disto é ilegal. Eles avisam que há pagamentos. Até porque para a cobrança ser feita, o utilizador tem de dar o ok. Muitas pessoas dão porque nem se apercebem do que aí vem!

Como posso descobrir se estou a ter cobranças indevidas?

Se anda a desconfiar de valores estranhos que lhe estão a ser cobrados é provável que sem se aperceber tenha ativado alguma subscrição. No entanto há formas de descobrir agora mesmo se tem alguma subscrição ativa. Caso tenha e não se lembre de o ter subscrito, terá de cancelar agora mesmo!

A primeira coisa que tem de fazer é dar um clique nesta ligação. Aqui vai conseguir ver se tem alguma subscrição ativa associada à sua conta Google. No meu caso, em particular, tenho uma relacionada com o Google One. Mas esta foi algo que fiz de forma consciente para ter mais espaço de armazenamento para o Google Fotos.

Play Store conta

No entanto, há aplicações em que sem querer ativamos a subscrição e depois esquecemo-nos de desativar. Depois andamos a pagar todos os meses, sem saber porquê.

Para verificar se tem alguns valores indevidos a ser cobrados pode utilizar outra ligação. Na prática mostra todas as atividades relacionadas com as cobranças. Pode carregar aqui.

Play Store conta

No meu caso, por exemplo, todas as cobranças que surgem foram de serviços que subscrevi.

Se não nota nada de anormal nas transações então poderá ter uma aplicação maliciosa instalada no seu smartphone.

Nesse caso o melhor mesmo será ir às definições do smartphone e verificar as apps instaladas. Se detetar alguma que tem a certeza absoluta que não instalou ou que não conhece será boa ideia remover.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix: Estes são os projetos que chegam já em Outubro!

Tal como acontece mês após mês, a Netflix está a preparar mais 30 dias de grandes lançamentos na plataforma. Sendo que o mês de...

União Europeia quer USB-C em tudo! E agora iPhone?

Isto já não é grande novidade para ninguém, mas parece que agora não há mesmo volta a dar... A comissão Europeia quer forçar todas...

Novo filme da Netflix só chega sexta-feira e já é adorado por todos!

Sejam filmes de ação, suspense, comédia ou até mesmo de terror, a verdade é que todos conseguem fazer sucesso à sua maneira na Netflix...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!