ATENÇÃO: não vai mesmo haver Google Fotos grátis por isso prepare-se!

Agora que nos aproximamos do dia 1 de Junho, começou novamente a conversa em torno de um Google Fotos grátis ou pago. De facto, várias informações que começaram a circular pela Internet, até davam conta que haveria um novo escalão grátis para alguns. Inicialmente apenas para os Pixel e depois para todos. No entanto, tudo isto acaba de ser desmistificado. Assim, não vai haver qualquer escalão grátis para o Google Fotos. Dito isto, assim que acabarem os 15GB de espaço vai ter de começar a pagar. Por isso só tem três alternativas. Ou descarrega tudo para o seu computador e deixa de usar, ou faz uma limpeza ou então paga porque na maioria dos casos só será menos de 2 Euros por mês, pelo menos para ter 100 GB. Por isso vamos analisar para as três coisas que pode fazer.

ATENÇÃO: não vai mesmo haver Google Fotos grátis por isso prepare-se!

Opcão 1: Descarregar tudo para o computador ou para o smartphone

A primeira coisa que tem de fazer é aceder aqui utilizando o seu browser no computador ou dispositivo móvel.

Em primeiro lugar e se usa mais do que uma conta Google, certifique-se no canto superior direito que está na conta correta.

Google grátis

Depois dê um clique no botão Desselecionar todos.

Google grátis

Agora deslize para baixo e encontre a secção Google Fotos e seleccione. Agora um ponto importante. É possível escolher que albuns quer exportar. Ou seja, se não quiser exportar tudo não precisa. Para além disso também será informado acerca dos formatos.

Google grátis

Quando tiver tudo escolhido deslize até ao fim da página e carregue em Passo Seguinte.

A opção por defeito é receber um link no email com o que tem de descarregar. No entanto há outras opções disponíveis. Assim pode adicionar os conteúdos ao drive, ao dropbox, ao onedrive ou ao box.

Entretanto há outras opções interessantes. Assim, pode configurar esta exportação para ocorrer a cada 2 meses durante um ano. O que também é possível definir é o tipo de ficheiro e igualmente o tamanho.

No caso da dimensão pode optar por ficheiros de 1, 2, 5, 10 ou 50GB. Caso o conteúdo ocupe mais que isso, são criados vários ficheiros.

Finalmente só tem de carregar em Criar Exportação. Dependendo de quantos fotos tem no Google Fotos este processo vai levar algum tempo. No entanto, é tudo feito pela Google e no final será notificado. Depois é só carregar em transferir ficheiros.

Google grátis

Depois quando o ficheiro estiver no seu computador é só descomprimir. Se pretender também transferir as fotos descarregadas para um cartão microSD pode ver aqui como o fazer.

Opção 2: Fazer uma bela limpeza para não deixar de ter o Google Fotos grátis

Google grátis

Se há algo que ocupa muito espaço no Google Fotos é sem dúvida as milhentas capturas de ecrã com que muitas vezes acabamos por ficar no smartphone. Livrarmo-nos deles é muito simples e vamos libertar muito espaço.

O procedimento é simples. Utilize a opção pesquisar que está no canto inferior. Depois deslizando consegue ver a opção Capturas de ecrã. Carregue em ciam dela. A seguir verá que tem várias.

Utilize os três pontos no canto superior direito e carregue em selecionar. Para ser mais simples selecionar tudo talvez seja boa ideia escolher a visualização por mês recorrendo à opção esquema. Depois de selecionar basta carregar no símbolo do caixote do lixo.

Ao nível da aplicação é de facto o que pode ajudar a recuperar mais espaço. No entanto há uma coisa que ainda pode fazer mais. Mas não sei se neste momento a recomendo e já explico porquê.

Se aceder ao Google Fotos no PC e carregar na roda dentada na parte superior que dá acesso às definições tem a possibilidade de alterar o tamanho de carregamento das fotos. Passando, por exemplo, de original para alta qualidade.

Google grátis

Ora isto vai poupar mesmo muito espaço como mostra a imagem abaixo.

No meu caso podia recuperar 18.6GB de espaço e já não iria ultrapassar os novos limites da Google que fazem com que passe a pagar. No entanto não sei se será boa ideia!

Google grátis

Se fosse há algum tempo eu dizia para escolher o armazenamento de alta qualidade. Mas com a nova revelação da Google, talvez seja boa ideia escolher outra opção. Isto apesar de ocupar mais espaço.

Na altura a Google afirmou que este tipo de armazenamento garantia uma qualidade visual praticamente igual à original. Agora que vamos começar a pagar pelo espaço, parece que este tipo de armazenamento já não é bom o suficiente para os utilizadores.

Opção 3: Optar por uma subscrição

Google grátis

Os preços das subscrições valem realmente a pena. De facto, para o tamanho que nos dão, considero que têm um preço bastante aceitável. Assim, por 1.99 Euros temos direito a 100GB de mês. Por 2,99 Euros mês, 200GB. Se fizer pagamento anual fica ainda mais barato. 29.99 Euros por ano. Depois temos ainda a opção de 2TB por 9,99 Euros e por fim a de 10TB por 49 Euros mês.

Assim sem termos Google Fotos grátis estas são alternativas!

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gigabyte tem 27 motherboards prontas para os Intel Core 12000!

Sabe o que é um 'all-in'? Pois bem, é exatamente isso que a Gigabyte está prestes a fazer com a nova gama de processadores...

Novo filme da Marvel recebeu classificação de idade! Pode ver?

Durante os últimos tempos, temos acompanhado ao pormenor o facto dos filmes da Marvel estarem a receber as suas respetivas classificações de idade. Sendo...

Galaxy Watch 4 Classic mais bonito? Tem de pagar 800 Euros!

A rainha do design no mundo Android é sem dúvida a Samsung. Um excelente exemplo disso é o que este fabricante consegue fazer nos...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!