Atenção! Este verão pode comer marisco com plástico!

Especialmente com a chegada do Verão o marisco é rei e aqui os gostos são variados. Uns preferem mexilhão, outros camarão, outros amêijoas, entre muitas outras iguarias. No entanto um novo estudo acaba de revelar uma grande má notícia. É que quando come mexilhão ou outros pitéus deliciosos que existem no mar pode estar a ingerir quantidades significativas de plástico.

Atenção! Este verão pode comer marisco com plástico!

As descobertas indicam que os microplásticos estão agora presentes em peixes e frutos do mar capturados um pouco por toda a parte. Neste caso em específico detetaram-se nas águas do Golfo da Austrália do Sul. Isto de acordo com a equipa de investigação da Universidade de Flinders, em Adelaide, Austrália.

“As nossas descobertas revelam a necessidade urgente de prevenir a poluição por microplásticos. Para isso é necessário trabalhar com as comunidades, indústrias e governo. Tudo para proteger estes sistemas marinhos frágeis”, revelou a autora do estudo Karen Burke da Silva num comunicado da universidade.

marisco

Entretanto há triliões de partículas de microplásticos nos oceanos do mundo, segundo os investigadores.

Os tipos de microplásticos encontrados nos mexilhões são provenientes de produtos plásticos de uso único, tecidos e cordas da indústria pesqueira, segundo os autores do estudo. Os resultados foram publicados online recentemente na revista Science of the Total Environment.

No entanto, para além dos mexilhões e de outros frutos do mar, a coordenadora do estudo assinala que temos também de considerar o impacto das partículas de microplásticos que entram noutras partes da cadeia alimentar humana. Escusado será dizer que tudo isto tem um impacto nocivo para a saúde humana.

mexilhão

Os plásticos estão a tomar conta do mundo e se não fizermos nada rapidamente quem mais vai sofrer com isto é mesmo a nossa saúde. Claro que não há uma solução mágica para isto. Ou todos colaboram ou nada muda. O problema é que juntar todos com este objetivo é a parte mais difícil.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.