Pode parecer impossível, mas é real! O velho meme “consegue correr Doom?” continua vivo e recomenda-se. A mais recente prova chega de um carregador da Anker, que consegue executar o clássico de 1993 sem precisar de qualquer modificação de hardware.
É instalar e jogar!
Como foi possível
O feito foi conseguido pelo modder Aaron Christophel, que adora portar firmware alternativo para todo o tipo de equipamentos. No caso do carregador Anker Prime, bastou aproveitar o hardware existente.
Que hardware é este? Um processador Arm Cortex-M33 a 150 MHz, 8 MB de RAM e 16 MB de armazenamento. Para se ter uma ideia, o Doom original só pedia um CPU 386, 4 MB de RAM e uma gráfica VGA.
Jogar Doom numa power bank…
O ecrã do carregador é de 200×480 pixeis e consegue reproduzir o jogo de forma fluída, embora com resolução ligeiramente reduzida. Não há som e os controlos resumem-se a uma roda lateral que permite andar para frente, para trás, rodar e disparar.
Simples, mas suficiente para reviver o clássico.
O meme que nunca morre?
Doom já correu em tudo e mais alguma coisa.Agora junta-se uma power bank de 170 euros, que no dia-a-dia serve para carregar portáteis e smartphones com 250W de potência, mas que também consegue abrir portas e disparar contra demónios pixelizados.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!