Até quando manter um automóvel “velho”? Sabe?

O parque automóvel Português é velho, esta é uma verdade inegável e incontornável. Devido à falta de capacidade financeira, os Portugueses preferem comprar automóveis usados, e apesar do facto de já ser possível ver muitas matrículas “novas” nas nossas estradas, não se deixe enganar, muitos desses automóveis são importados, com alguns anos em cima, e por isso mesmo, muitos (e mal feitos) kms em cima.

Isto significa que temos um parque automóvel antiquado, pouco eficiente, e até pouco seguro! Isto porque a tecnologia de segurança ativa tem vindo a melhorar a olhos vistos, e pode acreditar, é mesmo algo que faz a diferença.

Aliás, ainda há pouco tempo comentei com amigos que comprar um carro “velho” para um jovem recém-encartado estragar é um erro. Pessoalmente preferia muito mais comprar um carro recente, com ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems), de forma a assegurar que mesmo no pior caso, esse jovem andava num automóvel a sério e não numa caixinha que até pode ser considerada um caixão com rodas.

Além de tudo isto, temos ainda os custos de manutenção de um carro velho. No fundo, no final do dia… Como sempre… É tudo uma questão de fazer contas, e claro, ter noção daquilo que podemos ou não fazer.

Até quando manter um automóvel “velho”? Sabe?

É seguro conduzir com a ventoinha do radiador avariada?

Manter um carro antigo pode ser uma decisão emocional e financeira complexa. Ou seja, enquanto alguns veículos clássicos oferecem charme e valor sentimental, outros não tão clássicos podem tornar-se um fardo pesado devido a custos de manutenção elevados e falta de fiabilidade.

Vantagens de manter um carro antigo

  • Custo inicial baixo: Carros antigos geralmente têm um preço de compra mais acessível, o que pode ser atraente para quem tem um orçamento limitado.
  • Simplicidade mecânica: Veículos mais antigos tendem a ter sistemas mecânicos menos complexos, facilitando reparações e manutenção por parte de mecânicos independentes ou até mesmo do próprio proprietário.
  • Isenção de alguns impostos: Em Portugal, carros com mais de 25 anos podem beneficiar de isenção do Imposto Único de Circulação (IUC), desde que sejam classificados como veículos de interesse histórico.

Desvantagens de manter um carro antigo

  • Custos de manutenção elevados: Com o tempo, peças de reposição podem tornar-se difíceis de encontrar e mais caras, aumentando os custos de manutenção.
  • Consumo de combustível: Carros mais antigos geralmente não são tão eficientes em termos de consumo de combustível quanto os modelos mais recentes, o que pode resultar em despesas maiores a longo prazo. São também mais poluentes, e por isso podem até ter restrições locais, como é o centro de Lisboa (por exemplo).
  • Segurança: Veículos antigos podem não estar equipados com os mais recentes sistemas de segurança, como airbags modernos, controlo de estabilidade e sistemas avançados de travagem.

Conclusão

A decisão de manter ou substituir um carro antigo deve ser baseada numa análise cuidadosa dos custos de manutenção, segurança, eficiência e necessidades pessoais.

Ou seja, se o veículo ainda atende às suas necessidades e está em boas condições, pode ser sensato mantê-lo em vez de gastar um balúrdio num carro novo. No entanto, se os custos de manutenção estão a aumentar e o carro já não é fiável, pode ser hora de considerar a substituição por um modelo mais recente e eficiente. É fazer contas!

Uma crítica necessária!

A verdade é que, em Portugal, não é nada fácil trocar de carro, mesmo quando se quer fazer a coisa certa.

Os impostos sobre veículos são um absurdo, especialmente o ISV (Imposto Sobre Veículos), que encarece brutalmente qualquer automóvel novo. Para ter ideia do impacto, há modelos que, na Alemanha, custam 15 mil euros, mas que em Portugal chegam perto dos 22 mil, só por causa da carga fiscal.

Aliás, um carro mais eficiente, que porventura chegue a Portugal com um motor “maior”, vai pagar mais imposto que um motor mais pequeno mas imensamente mais poluente. A fiscalidade em Portugal é francamente má.

Depois temos o IUC! No fundo, tudo junto, é uma injustiça clara, que prende muitas famílias a carros antigos. Isto só porque não conseguem pagar a brutalidade dos impostos de um modelo mais moderno.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Mais lidas

 
Share to...